As habilidades-chave na busca pela realização profissional

30 de janeiro de 2018

O que você queria ser quando crescesse? Veterinário(a), professor(a), empreendedor(a), astronauta (sim, porque não?).

Começo com esta que tende a ser uma das mais frequentes perguntas que, quando criança, escutamos das pessoas de nossos círculos de amizade e convívio familiar.

A grande questão não está no que você queria ser quando crescer, mas se conseguiria transpor as barreiras e desafios que a vida e o convívio em sociedade locariam à sua frente.

Apesar de a escola, inclusive universidades, permitirem que se aprenda conteúdos e realize a troca de conhecimentos e reflexões, as instituições ainda estão em um longo caminho para equalizar a congruência entre teoria e vida prática.

Foram inúmeros os profissionais veteranos e recém-formados que pude conversar que relataram possuírem a bagagem de conhecimento que a academia permitiu, mas não saberem exatamente o que fazer ou para onde seguir com tudo o que aprenderam.

Podemos agravar mais a situação aqui? Vamos lá. Também foram muitos os profissionais que disseram que estão em carreiras que não são fruto de suas escolhas, mas resultado da pressão que sofreram por parte da família para seguir aquela profissão dos sonhos (que de sonho mesmo não tem nada para quem não faz o trabalho com paixão).

Esse zigue zague entre desejo e realização profissional, tende a se esclarecer praticando algumas habilidades chave. E quero compartilhá-las com você a seguir:

Se conhecer

Talvez você já tenha visto essa orientação em algum lugar ou até a ache meio óbvia quando falamos sobre realização profissional e posso dizer uma coisa: é óbvio!

Porém são muitas as pessoas que ainda vivem no automático, apenas reproduzindo hábitos, padrões, se questionando pouco sobre a vida e o pior, sobre si mesmos.

O artigo sobre como conhecer a sua missão de vida, por exemplo, é um dos mais acessados do meu site (você pode acessá-lo aqui) e isso mostra como as pessoas estão desejando se encontrar na busca pela felicidade.

Se você quer ser feliz e realizado profissionalmente (e porque não dizer, pessoalmente também), vai precisar dedicar alguns momentos para entender o que faz esse coração aí bater forte. Vai precisar de um tempo só para você de modo a compreender o que faz a sua pupila brilhar. Vai querer saber o que você faria pelo resto da sua vida que, mesmo de graça, lhe daria muita alegria e felicidade.

E talvez você se pergunte: Ok, mas como começar a me conhecer melhor, afinal?

Recentemente, uma amiga que deseja abrir um negócio comentou comigo que não sabia em que empreender. Neste instante, além de falar sobre as oportunidades do mercado, a consultei sobre que área ela gosta ou tem mais afinidade. E adivinhe a resposta: “Não sei. Não sei do que gosto”.

Sendo assim, o movimento de se conhecer como pessoa e profissional começa por saber quais são os seus gostos, quais são as suas forças, assim como também fraquezas, desejos, medos, anseios e tudo aquilo que diga respeito de como você olha o mundo ao seu redor.

Adicionalmente, soluções como coaching ou terapia podem aprofundar o nível de conhecimento que você tem sobre você,

E no que o fato de se conhecer apoia sua trajetória de realização profissional?

Simples. Lhe permitirá parar de andar em círculos e definir o seu verdadeiro objetivo de vida. Onde, de fato, você quer estar e chegar.

Resistir

Lembra que no início eu disse que a vida e o convívio em sociedade iriam apresentar algumas surpresas adicionais em seu caminho rumo à realização? Aqui chegamos.

Não pense que pelo fato de você se conhecer tudo estará resolvido (até porque assim seria fácil e sem emoção, certo?). A realidade é que nem todas as pessoas que você compartilhar o seu objetivo irão lhe apoiar nesta investida.

E não, elas não agem assim por mal. Familiares e amigos próximos, por exemplo, tendem a querer o seu bem e evitar que você sofra. Mas onde está escrito que há garantias na vida? Sofrer, falhar, assim como ganhar e conquistar, fazem parte do processo de crescimento e aprendizado.

Especificamente sobre nosso país, resistir às barreiras que poderão surgir à sua ideia, lidar com a burocracia e com a instabilidade serão provas de fogo que se você avançar lhe colocarão à frente de muitos players de seu segmento.

Se você quer, verdadeiramente, colocar o seu projeto adiante, vai precisar desta dose de resistência para conquistar o seu espaço.

Persistir

E aqui, temos a terceira habilidade que lhe deixará mais perto do seu sonho. A persistência, que poderíamos chamar também de resiliência.

Resiliência é a capacidade de se adaptar às diferentes situações e ambientes que você vivenciar. E eu a conecto com a persistência porque serão muitas as aventuras que você viverá quando decidir levar o seu projeto adiante.

Sim, você terá muitas alegrias e descobertas (o que é ótimo!), assim como terá frustrações, surpresas e decepções no caminho. Mas lembra que falei acima que tudo isso faz parte?

Boa parte dos negócios que surgem no Brasil fecham as portas por dois motivos simples: falta de planejamento antes de sua abertura e a capacidade de persistir com foco na sua ideia são pontos em que alguns empreendedores acabam falhando.

Mas afinal, se é o seu sonho que está em jogo, porque não parar e planejar os aspectos que serão necessários para alcançá-lo?

E se é este sonho que lhe dará a realização profissional que deseja, porque desistir logo na primeira ou segunda dificuldade?

Lembre-se, se for fácil demais pode não ter graça ou mérito. Países desenvolvidos sabem disso bem. No Japão e Europa, terras onde as pessoas possuem muitos bens e desfrutam de uma vida relativamente tranquila, são onde são registradas as maiores taxas de suicídio entre os jovens. Justamente por estes já não terem tantos desafios para trilhar.

Se há uma mensagem que quero te passar aqui é: SIGA EM FRENTE! Independente do que irão falar ou do que irá encontrar, se tem um sonho ainda empoeirado aí, vai aqui o sopro para fazê-lo brilhar novamente!

Rodrigo Leão Brasileiro é Administrador, Coach Executivo e Empresarial, Consultor do SEBRAE e da Leão Brasileiro Consultoria e atua com desenvolvimento de líderes que buscam alavancar resultados em suas empresas. 

Site: https://www.leaobrasileiro.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/rodrigoleaobrasileiro/

Facebook: https://www.facebook.com/RodrigoLeaoBrasileiro/

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia