Comissão da Fiol aprova audiência com Sema e Inema sobre demandas nos lotes 5 e 5A da ferrovia

13 de abril de 2018

Em reunião realizada nesta quarta-feira (11/04), a Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul, decidiu que realizará audiência com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para cobrar a liberação de uma outorga de água para as obras dos lotes 5 (Guanambi-Caetité) e 5A (Ponte sobre o Rio São Francisco) da ferrovia.

A necessidade do encontro foi evidenciada pela presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, e recebeu prontamente o apoio dos demais integrantes do colegiado. “As empresas que integram os consórcios responsáveis pelos lotes têm nos relatado que a falta de água é hoje um dos grandes empecilhos para que as obras sigam com celeridade. Portanto precisamos acompanhar essa demanda com urgência”, defendeu a parlamentar. A data do encontro ainda deverá ser definida.

Durante a reunião da Comissão, a deputada também fez um breve resumo sobre o andamento dos diálogos entre o Governo do Estado e o consórcio formado por empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) que deverá financiar os empreendimentos.

Depois da assinatura do memorando entre Brasil e China, em setembro de 2017, os chineses já estiveram aqui conhecendo de perto alguns trechos onde a ferrovia e o Porto Sul estarão instalados. A visita mais recente foi no dia 20 de março, quando uma delegação de empresários chineses, com representantes da Bahia Mineração (Bamin) e da empresa controladora da Bamin, ERG, estiveram em reunião na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Acompanhamos de perto o encontro e presenciamos a declaração do chefe da delegação chinesa e gerente de investimentos da China Group, Huiguang Feng, que confirmou que a intenção dos empresários é consolidar o acordo e trabalhar em conjunto com estado para ainda em 2018 concluir o Memorando de Entendimento e o modelo definitivo de financiamento e construção das obras”, contou.

O vereador Homero, do município de Guanambi, acompanhou os debates realizados durante a reunião da Comissão e, ao fazer uso da palavra, agradeceu todo o trabalho feito pelo colegiado, sob a liderança da deputada Ivana. Ele também relatou que acompanhou a visita dos chineses ao canteiro de obras em Guanambi e pediu que sejam feitos todos os esforços para que a ferrovia seja definitivamente viabilizada e concluída o mais breve.

“Agradecemos a presença do vereador Homero que hoje prestigia nosso trabalho e reafirmamos o nosso compromisso em continuar buscando a celeridade na conclusão das obras que sabemos que já são tão importantes para toda a nossa região da Serra Geral e para a Bahia”, concluiu Ivana Bastos.

Os deputados Zé Raimundo e Eduardo Sales também participaram da reunião do colegiado.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia