Conferência de cultura define propostas de Guanambi para o setor

9 de outubro de 2009

Realizada nos últimos dias 07 e 08/10, com o Tema Geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, a I Conferência de Cultura de Guanambi reuniu artistas, produtores culturais e interessados para debaterem as propostas de Guanambi para o setor. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira, precedida de belas apresentações culturais a exemplo do “Sexteto Ramos” que cantou a música “A Banda” de Chico Buarque utilizando a voz com instrumentos numa belíssima apresentação. O Público ainda acompanhou Gilmar Santos e Ariovaldo Nascimento interpretando a poesia de Camilo de Jesus Lima, “Viola Quebrada” e uma apresentação de dança que destacou a mistura de todas as raças na formação do povo brasileiro.

Após as apresentações, a mesa de abertura foi composta com a presença da Secretária de Educação Professora Elzir Ivo Fernandes, do Assessor Jurídico da Prefeitura Dr. Vá Boa Sorte que representou o prefeito Nilo Coelho, da Diretora de Cultura Nair de Fátima Gonçalves, da Presidente da Fundação Joaquim Dias Guimarães, D. Nice Amaral Baleeiro que representou na mesa as demais entidades presentes e do vereador José Carlos Latinha Lélis que representou o Poder Legislativo. “Guanambi precisa continuar avançando, não apenas como um comércio forte, mas também em termos culturais”, disse o representante do Prefeito, que classificou o momento, como “memorável para a cultura de Guanambi”.

Segundo dia

A manhã do segundo dia de conferência foi marcada pela apresentação dos eixos temáticos, com a palestra inicial do musicista Alessandro Ramos que falou sobre Produção Simbólica e Diversidade Cultural com foco na produção de arte e de bens simbólicos, enfatizando a necessidade de diálogos interculturais e democratização da informação. O eixo II foi apresentado pela artista plástica Lete Rocha que explanou sobre “Cultura, cidade e cidadania”. O vereador José Carlos Lélis “Latinha”, palestrou sobre “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, mostrando a diversidade cultural de Guanambi com ênfase na área do turismo, mostrando em slides vários pontos turísticos de Guanambi que precisam ser revitalizados.

A professora/atriz Norma Lopes falou sobre o 4º eixo, “Cultura e economia criativa”, destacando a força do setor na geração de emprego e finalizando as apresentações temáticas, o jornalista/ator Jó Oliveira palestrou sobre eixo 5, “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, explicando que “comparando com as demais políticas públicas como Educação e saúde, a cultura ainda está na infância no que se refere à estrutura institucional, formação técnica dos gestores, legislação complementar e a formação de uma base de dados ”.

Após a explanação dos eixos, foi aberto o debate e levantada as proposta da Conferência de Guanambi.

Foram eleitos delegados pela plenária em voto secreto para representar Guanambi na Conferência Territorial, marcada para 16 e 17 deste em Caetité, Juvenice Amaral Baleeiro e Jardel Pereira Silva. Já o representante Governamental será a Diretora de Cultura, D. Nair de Fátima Gonçalves.

“A qualidade dos participantes fizeram deste encontro um grande momento da cultura de Guanambi”, avaliou ao final a Secretária Elzir Ivo, agradecendo a sua equipe a todos os participantes. No mesmo tom, o vereador Latinha, avaliou positivamente o evento, chamando a atenção para as propostas levantadas que, segundo ele, “foram de alto nível, em consonância com as reais necessidades da área em Guanambi”.

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia