Correntina: Milhares de pessoas protestam em defesa da Bacia do Rio Corrente

13 de novembro de 2017

Com uma manifestação em Correntina, nesse sábado (11), milhares de habitantes de municípios do Oeste da Bahia se reuniram em defesa da Bacia do Rio Corrente, que é composto por 15 rios, seis riachos e cinco córregos. O ato sucedeu a invasão e destruição de equipamentos nas fazendas da empresa agrícola Igarashi, que aconteceu no último dia 2. Na ocasião, cerca de 500 pessoas ocuparam duas fazendas, atearam fogo em um galpão e também em equipamentos, provocando um prejuízo estimado em milhões. Os invasores apontam que o projeto de irrigação da empresa tem secado o rio (saiba mais aqui). O crime está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Segundo informações do Correio, os organizadores do ato disseram que o objetivo era também dar visibilidade aos problemas socioambientais enfrentados na região. Veja um vídeo da manifestação:

Segundo o professor e filosofo Joscimar Silva, os protestos são contra as autorizações de captação de água pela INEMA e que tem afetado diretamente os rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio e Rio do Meio, ambos no município de Correntina, além de outros rios da Região Oeste da Bahia, afluentes do Rio São Francisco.

Além das recentes outorgas de água (datadas de 2015) que comprometem alguns rios a reduzirem sua vazão e as outorgas de captação subterrânea que tem levado a secar alguns córregos d’água, o conflito ambiental na região do Cerrado baiano já chega a 4 décadas.

Os conflitos se iniciaram nos anos 1970 quando o Estado da Bahia e o Governo Federal num projeto desenvolvimentista de produção de grãos deu incentivos fiscais para o uso do gerais (cerrado) para a produção agrícola. Nesses contexto houve diversos conflitos pela terra, especialmente porque grandes proprietários adquiriram terras via processos de “grilarem” (com documentos falsos) e expulsaram populações tradicionais de suas terras. * Com informações do Bahia Noticias / Portal Fala Voce

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia