A pandemia na ótica da jornalista ciência da USP; apontada como o segundo perfil mais influente no Twitter no Brasil

18 de dezembro de 2020

Luiza Caires, jornalista e editora de ciências do jornal da USP e das mídias sociais @CienciaUSP, falar sobre os desafios sobre temas da pandemia para a população.

A entrevistada desta sexta-feira (18) foi a jornalista e influenciadora da ciência Luiza Caires que discorreu sobre a divulgação de informações sobre a pandemia do novo coronavírus. Caires, atualmente, obtém destaque junto ao biólogo Átila Iamarino na pesquisa e divulgação de informações consolidadas do vírus e suas vertentes. A jornalista também é editora do jornal científico da Universidade de São Paulo (USP) bem como a responsável por inserir informações científicas em redes sociais. Sobre essa divulgação em plataformas como o Twitter ela diz que começou a utilizar a citada rede de “forma natural” e que “não foi uma coisa planejada”. A jornalista diz que ao ouvir os primeiros sinais de que a pandemia chegaria ao Brasil “eu fiquei muito interessada no assunto”, pois, segundo ela, já possuía interesse em temas ligados à área de saúde. “Eu não imaginava que a pandemia chegaria ao Brasil. Acho que nem os cientistas também imaginavam que (a pandemia) chegaria aqui”, diz a profissional.

Sobre essa divulgação no Twitter – onde, segundo a revista eletrônica Tecmundo, o Brasil é o segundo colocado em número de usuários da plataforma (500 mil usuários brasileiros) – Luiza diz que começou a buscar informações sobre a Covid-19, postar sobre e “percebi que tinha muita gente interessada no assunto. E quando chegou ao Brasil, daí a coisa explodiu. E eu continuei fazer o que estava fazendo, só que, agora, com um pouco mais de planejamento.”

Sobre a interação entre jornalismo e divulgar os fatos consolidados sobre o vírus, a divulgadora científica questiona sobre qual tipo de jornalismo é “mais difícil de fazer”. “E, assim, não é um tema tão fácil de falar, apesar de pensar: qual tipo de jornalismo mais difícil de fazer, qual que envolve mais problemas, mais desafios. Será que é falar de economia? Será que é falar de política? Estamos vendo que, falar de saúde é, também, um desafio muito grande porque existe muita informação desencontrada. Você tem que fazer um trabalho duplo que, além de você trazer a informação correta como desfazer a informação incorreta.

 

Ouça a entrevista na íntegra no facebook ou a gravação abaixo: 

 

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Willian Silva – Portal Fala Você Notícias 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia