Dra. Brisa Barros conta os dramas vividos no PA Covid-19 e no Hospital de Campanha

4 de março de 2021

Dra. Brisa Barros, médica coordenadora do PA Covi-19 de Guanambi, fala sobre os dramas da covid-19 na cidade.

O bate-papo do programa Fala Você Notícias, nesta quinta, 04, foi com a coordenadora do PA Covid-19 de Guanambi, Dr. Brisa, que abriu a entrevista mostrando a capacidade do município em acolher pacientes com suspeita e confirmação da contaminação do coronavírus.

Ela deixou claro que o Hospital Municipal (Hospital de Campanha) recebe pacientes internados e em estado grave, sendo triados pelo PA Covid-19. “Nossa porta de entrada é o PA Covid, o paciente chega, faz a ficha e é atendido pelo médico, havendo um aumento nos últimos dias,” conta.

Dra. Brisa lamenta porque bateram recordes de internamentos na semana, “temos 12 leitos e internamos 15 pacientes, essa conta não bate. Tivemos que utilizar as macas de atendimentos do médico e da enfermeira e colchões no chão pra improvisar leitos porque o hospital municipal estava lotado”, relata.

A médica disse que tiveram atendimentos recordes em um dia, 96 pacientes, além da ambulância do Samu que era solicitada o tempo todo pra pegar pacientes positivados que não estavam bem em casa. “Temos uma equipe dois médicos, duas enfermeiras e três técnicos de enfermagem para todo este fluxo, isto durante o dia, a noite são um médico, duas enfermeiras e dois técnicos, no Hospital de Campanha é apenas um médico, duas enfermeiras e dois técnicos”.

Outro grande problema enfrentado pelo PA Covid-19 é a falta de equipe, profissionais da área de saúde capacitados para covid-19 ou não. Segundo Dra. Brisa não encontram profissionais que queiram trabalhar com a covid-19 ou se arriscar, muitos profissionais são da faixa de risco.

Dra. Barros também fala do terror que vivem em meio aos atendimentos, que está bem longe do que podemos imaginar em relação as massificações das redes sociais.

Indagada sobre a saúde emocional da equipe que trabalha, ela disse que não estão tendo assistência psicológica. Ela fala que a contaminação não ocorre tão fácil, o que precisa é se acercar de toda a higienização, distanciamento e o uso da máscara.

Sobre a evasão de um paciente com covid-19 que estava internado, Dra. Brisa acredita que poderia existir multas nestes casos, porque o paciente põe em riscos outras vidas. Detalhes do bate-papo basta clicar aqui na facelive a partir dos 40 minutos e veja como estão os bastidores da saúde.

 

Ouça a entrevista

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia