Ginalva Costa conta por quê decidiu ser candidata a vereadora

10 de dezembro de 2020

Ginalva Costa (PT), agente comunitária de saúde e candidata a vereadora, fala sobre período de campanha nas eleições 2020.

A entrevistada desta vez dentro do programa Fala Você Notícias desta quinta-feira (10), foi a agente comunitária de Saúde Ginalva Costa (PT) que, pela primeira vez resolveu entrar para a política como candidata a vereadora e não conseguiu a eleição obtendo 276 votos.

Costa conta que, mesmo antes de entrar para a política, ela atuava nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Igreja Católica. “Sempre trabalhei ao lado do povo, sempre com os jovens. E assim eu fui engajando em trabalhos comunitários. Também fui presidente de associação por algumas vezes. Em 1996 eu tive a oportunidade de fazer a prova e fui selecionada para ser agente comunitária de saúde.”

A agente de saúde também assinala que ela já estava engajada politicamente a um bom tempo como representante da categoria da ACS. Ela contou que já fez várias viagens à Salvador e Brasília buscando o atendimento de reivindicações da categoria. Essas reivindicações seriam as melhorias das condições de trabalho, melhor remuneração. “Diante de tudo isso foram surgindo às dificuldades. Mesmo havendo uma evolução, foi melhorando em alguns aspectos em um programa (dos agentes de saúde) que deu certo no SUS. Eu costumo dizer que o SUS é o melhor plano de saúde que a gente tem no mundo. E, assim, o agente de saúde é aquele elo de ligação (sic) mais próximo do SUS porque a gente começa lá em baixo”.

Ginalva enfatizou que, nas idas à Brasília, “a gente só trazia e repassava isso para as prefeituras. E, agora, isso ficou difícil. Então, vimos à necessidade de, em cada Câmara de Vereadores termos um representante da categoria. Além de buscar melhoria para os agentes comunitários, a gente também busca melhorias para a própria comunidade”.

Ouça a entrevista na íntegra ou veja a live da entrevista aqui a partir dos 40 minutos de vídeo.

 

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Willian Silva – Portal Fala Você Notícias 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia