Gripe 2018: devemos nos vacinar?

9 de abril de 2018

Estas e tantas outras dúvidas pairam no ar e na cabeça de muitas pessoas tão logo o outono chega e a temporada da gripe e das doenças respiratórias se intensifica. Vamos entender as principais dúvidas sobre a gripe 2018 e sua vacina.

Quem já tomou a vacina no ano passado deve tomar de novo?

A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devemos nos vacinar.

Quais vírus estão contidos na vacina de 2018?

Há 2 vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e 2 vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno, está contido na vacina de 2018.

O vírus H3N2 chegou aqui no Brasil?

Neste ano de 2018, no Estado de São Paulo, entre 10 de janeiro e 31 de março foram notificados 57 casos de H3N2, com 10 mortes. Importante dizer que isso não significa um surto ou motivo para alarde; mas a atenção é sempre necessária e recomenda-se que as pessoas se vacinem. Este vírus está contido na vacina de 2018.

Para quem a vacina está indicada? 

Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas.

Quais são as contraindicações para a vacina da gripe?

Bebês com menos de 6 meses de idade ou pessoas com alguma contraindicação como, por exemplo, alergia grave ao ovo, não devem receber a vacina.

Quando chega a vacina na rede pública?

A vacina deve chegar na segunda quinzena de abril. Na rede privada, já chegou.

A vacina da gripe dá gripe? Tem algum efeito colateral?

A vacina da gripe não dá gripe. É produzida por vírus mortos. Portanto, a vacina é bastante segura. O efeito colateral mais observado é um pouco de dor no local na administração. Pode também ocorrer febre e sensação de mal-estar. Os sintomas da gripe de verdade, porém, são realmente muito mais intensos.

As vacinas são uma das mais eficientes formas de proteção para sua saúde. G1

 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia