Mais uma etapa da Volta Ciclística neste fim de semana

17 de julho de 2018

A terceira etapa da Volta Ciclística de Guanambi, aconteceu no dia 03 de junho, com um percurso de 76Km entre Guanambi-Palmas de Monte Alto-Guanambi, realizado em tempo recorde nesta temporada pelos participantes.

A etapa marcou o início do Tempo de Corte como critério para separação dos ciclistas nas categorias masculina e feminina. Houve a participação de 76 ciclistas, dentre eles estavam os conhecidos integrantes das equipes veteranas, que se somavam aos ciclistas das equipes novatas e também ciclistas independentes.

Carros de apoio da organização, da Pró-Bike e da Leleko ofereceram conforto e segurança aos participantes, duas motos, ambulância cedida pela Prefeitura de Guanambi, viaturas da Polícia Militar e moto do Departamento de Trânsito de Guanambi. dão suporte em todo percurso.

Com tempo recorde nesta temporada, Fabiano Santos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, completou o percurso em 2h04’52”, superando a antiga marca de Robertinho Farias, que havia completado o mesmo trajeto em 2017 com o tempo de 2h18’30”. Entretanto, a performance de Fabiano não foi melhor do que os resultados obtidos pelas equipes K Energy-UniFG e Nova Visão-AMA-14Bis durante as sessões de treinamento ocorridas entre os dias 27 de maio e 01 de junho, estabelecendo a marca de 2h02min como melhor tempo para o percurso.

Os 76Km da etapa Guanambi-Palmas de Monte Alto-Guanambi foram percorridos por número recorde de mulheres: foram 21 ciclistas presentes na etapa, muitas das quais largaram com a previsão de realizar o percurso completo. É inegável que a participação crescente na categoria feminina deu novo colorido à competição, que agora conta com a participação de demais familiares e amigos acompanhando as atividades nas etapas.

A próxima etapa da Volta Ciclística de Guanambi 2018 será no percurso Guanambi-Carinhanha, no dia 22 de julho, em trajeto de 115Km. O percurso é bastante conhecido pelos ciclistas participantes e contará com a maior participação de ciclistas mulheres, que têm comparecido em grande número nas etapas deste ano.

Metas patrocinadas

A etapa de Monte Alto teve quatro metas patrocinadas, sendo duas para a camisa verde e duas para a camisa azul.  A primeira meta, posicionada no Km14, foi a Meta Sketch e concedeu pontos para a camisa azul, além de uma camiseta Sketch para os três primeiros ciclistas que a cruzaram. A meta do Km28, Meta UniFG, concedeu pontos para a camisa verde. No trajeto de volta, a disputadíssima Meta 14Bis, no Km54, atribuiu pontos para a camisa azul e pizza de brinde aos três primeiros ciclistas. Por fim, no Km64 estava posicionada a Meta Ponto dos Colchões Ortobom, com pontos para a camisa verde e brinde aos primeiros ciclistas que a cruzaram.

As metas verdes concedem nova pontuação aos ciclistas a partir dessa terceira etapa. A pontuação maior segue a fórmula do Giro de Itália, em que as metas volantes ganham mais relevância para a conquista da Camisa Verde em relação à posição do ciclista na linha de chegada. No novo formato, o ciclista que obtiver a primeira posição nas duas metas verdes receberá 24 pontos, contra os 25 pontos obtidos pelo vencedor da etapa. Na etapa realizada no dia 03 de junho, as metas verdes – UniFG e Ponto dos Colchões Ortobom – atribuíram pontos aos seguintes ciclistas:

Revelação da temporada

Equipe Nova Visão-AMA-14BIS, foi a revelação da temporada 2018 com sua formação mais forte para a etapa de Monte Alto. O ciclista Leandro Dourado, inscrito na equipe desde março de 2017, fez sua estreia na competição guanambiense. Entre os ciclistas da Volta Ciclística de Guanambi é unânime a opinião de que a contratação de Nego de Santo (ex-Brocadores), ciclista participante de inúmeras competições de MTB e do famoso Brasil Ride, exerceu influência sobre essa ‘nova cara’ da equipe. Em etapas das temporadas anteriores era comum observarmos a presença de apenas um ou dois ciclistas da equipe, enquanto na etapa realizada no dia 03 de junho desta temporada 2018 contabilizamos a participação de oito ciclistas da equipe.

Comandada desde 2016 pelo seu capitão Cléber Vieira, a equipe havia recebido o importante reforço de Marivaldo Andrade para a Pró-Bike Séries de 2017, e agora vê consolidado um planejamento iniciado na temporada anterior, com a manutenção de Marivaldo, a participação de Leandro Dourado (inscrito, mas ausente nas seis etapas do ano anterior), e a estreia vitoriosa de Fabiano Dourado.

Reajustes no regulamento

Ao atingir novos patamares, a Volta Ciclística de Guanambi vem também ajustando seu regulamento e modus operandi ao de competições profissionais. A etapa de contrarrelógio por equipes realizada em maio já exigiu a largada de todas as equipes no dia e horário previstos pela organização, e não mais em horário escolhido pela equipe.

Aos ciclistas faltantes ou que não consigam completar a etapa, a organização impõe penalidade em minutos, ao invés de suspender ou excluir suas inscrições na competição. A medida visa a promoção do esporte, e não exclusivamente a promoção dos melhores ciclistas. O critério adotado até a terceira etapa desta temporada previa a atribuição do tempo obtido pelo último ciclista somado à penalidade prevista (de dois minutos para os que não completam a etapa, e de cinco minutos para os que não largaram na etapa). O critério, apesar de eficaz, pode provocar um desequilíbrio na tabela de classificação quando o último ciclista – que define o tempo a ser somado à penalidade recebida – apresenta rendimento muito inferior aos primeiros colocados.

Premiação

Para a terceira etapa, os patrocinadores ofereceram diversos brindes e prêmios. A categoria feminina recebeu brindes variados, tais como os lenços, bolsas e nécessaire da Stylu’s Concept, kit de Adriana Acessórios, sandália da Emporium Trend, e brinde Cacau Show para a categoria feminina, além do brinde especial às primeiras colocadas que fosse membros da Associação de Ciclistas da Serra Geral.

Entre os homens, foram distribuídos kits Pró-Bike, brindes das Metas Sketch, Restaurante 14Bis e Ponto dos Colchões, além dos brindes da Associação de Ciclistas da Serra Geral e boné J-Lê ao vencedor. Como prêmio, o primeiro colocado recebeu óculos da Ótica Nova Visão, e o melhor Guanambiense ganhou uma avaliação nutricional com a nutricionista Letícia Valéria.

Ação da Associação de Ciclistas da Serra Geral

Ação promovida pela Associação de Ciclistas da Serra Geral (ACSG) durante a Etapa de Monte Alto da Volta de Guanambi recebeu adesão plena dos ciclistas participantes.

A ACSG planeja levar a iniciativa para a cidade, na intenção de colaborar para a educação no trânsito e promover maior segurança para os ciclistas nas vias públicas.

 A Associação de Ciclistas da Serra Geral (ACSG) segue em sua jornada para trazer benefícios e proporcionar melhorias aos ciclistas da região. Na etapa do dia 03 de junho a ACSG esteve presente e lançou a sua campanha de Educação no Trânsito, com um lembrete aos ciclistas sobre segurança em vias com ciclistas, de forma similar à campanha realizada na Província de Castilha y La Mancha da Espanha.

A iniciativa prevê, ainda, uma ação de blitz em parceria com o Guatrans, em data a ser definida, com foco nos motoristas e sua conduta no trânsito.

Como parte do projeto de melhorias aos ciclistas, a ACSG realizou uma palestra gratuita sobre Nutrição no Esporte no dia 06 de junho, e planeja outras palestras de interesse para praticantes de ciclismo em suas diversas modalidades.

A instituição programou, ainda, três trilhões premiados ao longo do ano, no intuito de promover a prática do MTB e fomentar o esporte na localidade. *Com informações da ROISFS. Foto: George Carvalho Portal Fala Voce

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia