UPA Guanambi: Secretário faz BO e diz que vai instaurar processo administrativo

3 de abril de 2018

Secretário diz, ‘tudo precisa ser esclarecido e vamos ver quem errou’.

Com repercussão na mídia nacional sobre o episódio de descaso no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Guanambi, que ocorreu no sábado (31/03), início da noite, em relação a Maria A. de J. T., 24 anos, do bairro Alto-caiçara, que perdeu o bebê (concepto), na área externa da unidade, o Secretário municipal de Saúde, Dr. André Moitinho, revelou a reportagem do Fala Voce, nesta manhã, que já havia feito o boletim de ocorrência sobre o episódio na delegacia de Policia de Guanambi, ontem (02),  para instaurar um processo administrativo de apuração dos fatos, ‘tudo precisa ser esclarecido e vamos ver quem errou’, diz.

Questionado sobre os relatos de ‘demora’ nas redes sociais em que foram postadas a denuncia de Geane Pereira, Dr. André, esclarece que existe alguns atendimentos que demora mesmo, porque faz parte do protocolo das UPAs de acordo a classificação de riscos, ‘muitas vezes as pessoas chegam com algo que não é tão grave e elas tem que esperar mesmo, em função dos casos mais graves, e lá só tem dois médicos para fazer o atendimento’.

Dr. André também fala que já pensou em elevar o porte da UPA, para aumentar o numero de médicos, mas esbarra no mesmo problema, ‘porque elevando o porte amplia o número de pacientes para  sete mil atendimentos, hoje a UPA atende em torno de 4 mil e quinhentas pessoas por mês’.

O secretário também se queixa, que ‘muitas pessoas vão pra UPA porque não tem paciência de pegar um agendamento no PSF, em função de fazer uma marcação’. Portal Fala Voce

Mulher que perdeu bebê na UPA Guanambi passa bem

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia