4 dicas para economizar nas compras de supermercado

14 de agosto de 2020

Em momentos de renda comprometida, é sempre importante ficar atento aos gastos

A crise causada pela pandemia da covid-19 reduziu a renda de muitos brasileiros. Com a prorrogação da MP 936, que permite a diminuição de salários por mais um mês e a suspensão dos contratos de trabalho por mais dois, a vida financeira de boa parte da população continua apertada.

Para quem teve 25%, 50% ou até 70% da renda cortada, é importante estar atento aos mínimos gastos, mesmo os essenciais, como as compras em supermercado. Por isso, o E-Investidor, junto com a startup Troco Simples, elencou quatro dicas para auxiliar os leitores a economizarem com alimentos e bebidas.

“Muita gente passa sufoco simplesmente por não saber quais os números certos de suas rendas e gastos. Por isso, poupar nunca é demais”, diz Anderson Locatelli, diretor-executivo da Troco Simples.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), o peso no orçamento familiar com os gastos com bebidas e alimentos é muito grande, quase 20% do total. “Em tempos de crise, é imprescindível ter um bom planejamento financeiro para se recuperar rapidamente do mau momento e prevenir endividamentos”.

Confira as dicas:

Faça uma compra grande

A primeira dica é sempre tentar comprar os produtos necessários de uma vez só. Assim, o custo benefício é mais vantajoso do que realizar diversas pequenas compras e perder tempo e dinheiro indo inúmeras vezes ao supermercado.

Lista de compras

Para conseguir cumprir a primeira dica, outra recomendação fundamental é fazer uma lista antes de sair de casa com o que é essencial e está em falta. Ou seja, planeje-se e compre apenas o fundamental. Não é recomendado fazer estoque extra, pois pode comprometer o orçamento se os produtos estragarem antes de serem utilizados.

Pesquise preços

A terceira dica é ficar atento aos preços de todos os supermercado da sua região. Os preços podem variar de um estabelecimento para o outro. Assim, ter conhecimento dos preços dos diferentes locais pode ajudar a economizar (e muito) nas compras.

Fique atento às promoções

Além disso, é importante também manter-se atualizado das promoções dos estabelecimentos. Muitos supermercados têm ofertas diárias. Vale a pena ir ao local no dia em que a maioria dos produtos que são necessários para você estará mais barato.

Einvestidor.estadao.com.br

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia