“EAD e ensino presencial, nem todos conseguiram se adaptar à nova realidade”; confira com Nery

9 de outubro de 2020

Luciana Nery de Oliveira, mestre em Administração, professora de pós-graduação da UESB, fala sobre ensino EAD e remoto.

Com a pandemia, o Ensino a Distância (EaD), se tornou parte da rotina de escolas de vários segmentos, bem como da universidades que operavam com o ensino presencial. Entretanto, nem todos conseguiram se adaptar à nova realidade. É sobre isso que a mestra em Administração, professora Luciana Nery trouxe alguns esclarecimentos sobre o tema. Luciana observa que o ensino EaD é uma modalidade de aprendizado antiga. Segundo ela, o ensino nestes moldes existe desde o século XVIII e no Brasil chegou por volta de 1900. Luciana cita que o EaD já vinha ganhando força com o passar do tempo. Contudo, o EaD ganhou visibilidade, de acordo com Nery, com a pandemia de Covid-19 pois “aqueles do ensino presencial tiveram que mudar para o EaD. Para a maioria dos estudantes do ensino presencial ela (EaD), não era conhecida. Então isso tem gerado um desconforto muito grande”.

A mestra ainda pontuou que mudar do presencial para o EaD tornou-se um “grande desconforto”. Nery observa que esse desconforto citado por ela vai desde as crianças no período escolar fundamental até os adultos estudantes do nível superior. Outro apontamento feito pela professora é sobre a evasão que alcançou números altos. Por conta da não adaptação dos alunos do presencial ao EaD, Luciana diz que já ouviu muitas “reclamações” por parte de alunos e que muitos desistem de estudar na forma remota por conta, justamente, destes alunos não conseguirem se adaptar a nova realidade de aprendizado.

Mesmo com o cenário mostrado por Luciana, ela diz que é uma questão de “acomodação”. “Depois dessa pandemia, e depois dessa revolução que a gente teve que fazer, a educação não vai voltar a ser a mesma. O (ensino) presencial jamais vai acabar, a gente percebe isso, com as características dos alunos, evidentemente é presencial, e o EaD vai crescer também.”

Confira a entrevista na íntegra

 

Assista a entrevista a partir dos 29 minutos de vídeo

#FalaVocêNotícias hoje (09), com Luciana Nery de Oliveira, mestre em Administração, professora de pós-graduações da UESB e UNEB, bate-papo sobre ensino EAD e remoto.

Posted by Rádio 106 FM Guanambi on Friday, October 9, 2020

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia