Academias de Guanambi emitem Nota de Protesto contra à prefeitura e afirmam que vão reabrir nesta terça

3 de agosto de 2020

Empresários do ramo de academias de Guanambi neste domingo, 2, publicaram em suas redes sociais uma nota de protesto contra a prefeitura de Guanambi que em seus decretos de combate a pandemia coronavírus vem fechando seus serviços.

Os empresários das academias e personais treinners indignados em verem comerciantes desrespeitando o decreto 812 e mantendo suas portas abertas tornaram púbico através da Nota de Protesto comunicando que na terça-feira, 04, vão abrir suas portas para atender os clientes.

Segundo a Nota de Protesto, a Prefeitura de Guanambi vem discriminando o setor que já tinha sido reaberto e atendido todos os protocolos de segurança. Veja:

Nota de Protesto Reabertura Academias de Guanambi

Os gestores das academias M7 Fitness Center, Arena Fit Academia, Academia Raphael Zilio, Performance Academia, Academia Joab Eunato Team e Cross Experience, vem através desta nota de protesto, repudiar o fechamento das academias, tidas como serviços essenciais e fluxo controlado.

Além de ser um ato discriminatório, pois comércios tidos como não essenciais foram deliberados a funcionar, seguindo as normas de segurança.

Academias são centros que promovem a saúde e o bem estar, e vem adotando todas as medidas de profilaxias. Vale ressaltar que, de todos os seguimentos,  fomos os primeiros a tomar a dianteira e fechamos desde o início da pandemia, por iniciativa própria.

Dialogamos com o setor público, ponderando protocolos muito mais rígidos de sanitização e controle de entrada de fluxo, como forma de proteção à sociedade e aos nossos colaboradores que qualquer outro tipo de segmento, baseadas em organizações referencias em saúde pública, assim como a OMS e Ministério da Saúde.

Transcorreu-se que, a atitude que o prefeito do município de Guanambi-BA vem adotando em relação as academias, não atende as necessidades do segmento e muito menos segue a classificação da mesma como área de saúde.

É visto através do novo decreto que grande parte do comércio foi reaberto e/ou continua aberto, muitos desses, classificados como não essenciais, enquanto que as academias foram renegadas, gerando problemas financeiros em decorrência de impostos municipais/federais, despesas operacionais e custos fixos.

Ressaltamos ainda, que não há estudos que evidenciem que espaço de academia é mais favorável para contágio do novo coronavírus no comparativo com alguns bares da cidade que continuam lotados, festas particulares, filas de bancos, etc.

Muito pelo contrário, existe um estudo espanhol comprovando que as academias  são mais seguras que os estabelecimentos citados acima.

Manifestamos nosso mais profundo pesar e solidariedade aos familiares que perderam seus entes queridos nessa batalha, e nossas orações aos que estão passando por esse momento e superando o vírus.

Nosso respeito, agradecimentos e admiração a todos os envolvidos no combate ao coronavírus.

Por fim, ressaltamos que os profissionais da área de educação física são classificados como da área da saúde através da resolução CNS 287/1998 e recentemente pelo CBO 2441-40, sendo assim, essenciais para a prevenção de inúmeras doenças e melhora da imunidade.

Diante de todo exposto, reafirmamos nosso compromisso com a saúde, e informamos que estaremos retornando com nossas atividades a parir do dia 4 de agosto, terça-feira.

Em conversa com o nossa redação, um dos empresários disse que  “se essa situação não mudar não sei nem se consigo abrir as portas novamente. Já estamos no limite!”.

Os empresários buscam suporte para abrir suas portas de acordo a publicação do Decreto nº 10.344, de 11 de maio de 2020 do Governo Federal que incluiu as academias de esporte de todas as modalidades, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde, como serviços essenciais .

Foi marcada uma reunião com o prefeito Jairo Magalhães, nesta terça, 04, pela manhã, para discussão da reabertura das academias.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia