Audiência Pública da Comunidade Cultural de Guanambi

18 de fevereiro de 2020

No dia 17, na SECEL – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, aconteceu a Audiência Pública da Comunidade Cultural de Guanambi com a participação do Prefeito Jairo Magalhães; do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Paulo Costa; do Presidente do Conselho Municipal de Cultura José Carlos Latinha; da Secretaria da SECEL Fátima Brito; dos membros do Conselho Municipal de Cultura Cássia Cotrim, Alan Salomão, Patrícia Vilas Boas, Willian Lucas e Marco Cruz; da Presidente do Conselho Municipal de Educação Professora Irene Carvalho Cotrim; do Controlador do Município Charles Rodrigues da Silva; e mais 60 ativistas das áreas culturais (teatro, dança, literatura, música, capoeira, pintura, Levante Popular, artistas da zona rural/STR de Guanambi, entre outras áreas). A audiência foi coordenado pelo jornalista e escritor José Roberto Teixeira.

O principal objetivo da audiência foi a realização da avaliação do Edital de apoio a Projetos Artísticos e Culturais Nº 02/2019; Edital de apoio a Projetos Artísticos e Culturais Nº 01/2020 com recursos de R$ 240.000,00; Conferência de Cultural em abril/2020; e Elaboração da Política Municipal de Cultura.

O Presidente do Conselho José Carlos Latinha, as diversas lideranças e os membros do Conselho de Cultura usaram da palavra para fazer a análise crítica da execução do edital, destacando os aspectos positivos e a importância da ampliação dos recursos para o novo edital, bem como reivindicaram a implantação do Sistema Municipal de Cultura: Plano Municipal de Cultura; Fórum Municipal de Cultura e Conferência; Fundo de Cultura; Sistema de Informação e Indicadores Culturais; Programas de Capacitação e Formação na área cultural; e Fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

A principal reivindicação da categoria foi a necessidade da implantação definitiva da Política Municipal de Cultura como política pública e não como política de uma gestão.

O Secretário Paulo Costa fez uma explanação sobre as diversas ações de fortalecimento da área cultural e a importância dos editais como fator de financiamento público das diversas áreas da cultura, destacando a proposta de ampliação dos recursos do edital 2020, a parceria da secretaria com o Conselho Municipal de Cultura para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e colocou à disposição uma sala para funcionamento do Conselho.

Finalizando a audiência, o Prefeito Jairo Magalhães destacou a importância da cultura no desenvolvimento sustentável da cidade e anunciou a ampliação dos recursos do Edital/2020 no valor de R$ 240.000,00. Blog Latinha

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia