Aula Magna do CPM Josefina marca o sucesso do projeto e homenageia os 100 anos da cidade

20 de agosto de 2019

“Os alunos foram os maiores privilegiados com a implantação do sistema CPM”, diz o aluno Leonardo Cruz; Várias foram as melhorias.

Para marcar o sucesso de implantação da filosofia CPM no Colégio Josefina Teixeira de Azevedo, o 17º Batalhão de Polícia Militar e a Prefeitura de Guanambi realizaram a aula magna, na sexta-feira (16), às 16h, na quadra do colégio. A programação fez parte do calendário festivo dos 100 anos de Guanambi e foi aberta ao público.

Os vereadores Zaqueu Rodrigues, presidente da Câmara, Arnaldo Azevedo, Eponina Gomes, Rafael Macedo, Homero Castro,  secretários municipais e a população prestigiaram o evento.

Vereadora Eponina Gomes (a lado do Cel.)

Presidente da Câmara, vereador Zaqueu Rodrigues (terceiro a direita)

O Cel. Arthur Mascarenhas, comandante do 17º BPM, abriu o cerimonial falando do comprometimento da comunidade estudantil e familiares. “Para mim esse é um momento de grande satisfação e emoção que após 6 meses de implantação os alunos são verdadeiros atores engajados com a escola, que cuidam da escola com carinho e respeitam muito mais os professores do que antes, inclusive os professores militares”.

Cel. Arthur Mascarenhas, comandante 17º BPM

Por ultimo o Cel. Mascarenhas reafirma, “tenho a certeza de que estamos contribuindo com a sociedade, porque a prevenção contra o crime inicia nessa fase”.

Mascarenhas, relata o processo de implantação que foi de forma consensual. ”Esse processo não foi imposto a vocês e seus pais, conversamos com pais, professores, coordenadores, funcionários e com vocês alunos, e agora  verificamos que essa escola é o modelo ideal, diferente do que era antes. Vocês são o futuro da nossa cidade, vocês mudaram completamente não só dentro de casa, mas perante à sociedade. E finaliza afirmando, “eu acredito no sucesso de cada um de vocês e que essa escola não será só uma referencia para Guanambi, mas para toda Bahia”.   

Na oportunidade foi mostrado para o público o novo fardamento que foi disponibilizado pela Prefeitura para os alunos da escola.

Houve até relato de uma mãe de alunos, a Cleide dos Santos, que deu o seu testemunho por acompanhar a construção da escola em 1991, com apenas 8 anos de idade, trazia café para seu pai pedreiro que participava da construção do Josefina, estudou a primeira série e considera uma honra por seus dois filhos estarem estudando agora no Colégio. Elencou os pontos positivos quando buscou o colégio para matricular os seus filhos, como o atendimento da coordenação pedagógica disciplinar, a merenda que é de qualidade, a disciplina implantada e “outros ensinamentos repassados para meus filhos”.

Cleide dos Santos, mãe de alunos

Com a implantação da filosofia Militar no Josefina Teixeira houve melhorias na conservação do patrimônio escolar, na disciplina dos alunos, na formação dos valores humanos que conduzem a vida dos educandos e segurança no ambiente escolar, que anteriormente era um grande problema.

O relato de Leonardo Rosano Cruz, aluno do 9º ano ‘A’ , traduz a satisfação da chegada do sistema CPM para a unidade de ensino. “Os alunos foram os maiores privilegiados com a implantação do sistema CPM, podemos dizer que no começo ficamos com medo, mas em pouco tempo esse medo se transformou em disciplina e respeito, se formos comparar com os anos passados, vimos alunos indisciplinados, e é notório ver que alguns causaram vandalismo na escola, como muros pichados, cadeiras, mesas e objetos gerais quebrados, mas após a introdução da metodologia militar não sabemos mais o que é isto, é notório a maior conservação do patrimônio escolar por todos, por isso podemos dizer que o Josefina vive uma nova era, a era CPM, que  durante esse período tem muito proporcionando a nós, e que todo esse conhecimento que é proporcionado a nós, formarão cidadãos de respeito e  de bom caráter”, diz Cruz.

Leonardo Rosano Cruz, aluno do 9º ano

Eduardo Pacheco, Capitão PM e diretor militar do Josefina, afirma que o projeto já deu certo, que durante os seis meses já ouve grandes resultados.

Eduardo Pacheco, Capitão PM e diretor militar

Homenagem do Capitão Pacheco ao Cel. Mascarenhas

Eliana Correia da Cruz, diretora do CPM Josefina, relata sobre o comprometimento da secretaria de educação e do 17º BPM com a nova filosofia militar para uma educação de resultados. “Quero ressaltar a importantíssima parceria que agregará uma valiosíssima contribuição para o desenvolvimento municipal e de toda comunidade escolar”.   

Eliana Correia da Cruz, diretora do CPM Josefina

Homenagem da Diretora Eliana Correia ao Prefeito Jairo

Homenagem da Diretora Eliana Correia a secretária de educação, Maristela Cavalcante

O Prefeito Jairo Magalhães, foi enfático sobre a importância do projeto que transformou a vida dos alunos e de todas as famílias da comunidade educacional CPM. “Resgatamos os valores, exercitamos o respeito, a disciplina, a valorização das nossas gerações, não medi esforços para termos uma referencia em educação no município”. 

Jairo Magalhães, prefeito de Guanambi

O Colégio CPM Josefina possui uma comunidade escolar de 850 alunos, que após a parceria com a PM absorveu cerca de 10% do total de alunos de escolas particulares e das cidades vizinhas.

O evento foi marcado por resultados dos seis meses de trabalho realizado que foi demonstrado através de apresentações artísticas dos alunos da escola:  música, poesia e balé, além de demonstrações da disciplina militar.

Tamires Ribeiro, 7º ano ‘B’

Yasmim Rocha, 2º ano ‘B’ e Luis Vinícios Cerqueira, 9º ano

A aula magna mostrou a transformação social e educacional que o novo sistema CPM vem proporcionando aos alunos.

No encerramento aconteceu o tradicional fora de forma, onde os alunos jogaram seus chapéus para o alto, emocionando o público. (Click e assista a live da aula magna do CPM Josefina) 

Por Neide Lu / Portal Fala Você

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia