Convenção do PSD define vice de Jairo Magalhães para às eleições 2020; prefeito explica o porquê da escolha

16 de setembro de 2020

O Partido PSD de Guanambi realizou nesta terça, 15, às 19h55, através de live na rede social facebook, a convenção partidária do diretório municipal, no auditório da Câmara de vereadores, com a presença dos líderes políticos a Deputada Estadual Ivana Bastos e o Deputado Federal Charles Fernandes. O nome posto à reeleição já era o do prefeito Jairo Magalhães e foi anunciado para compor a chapa o vice, o vereador Vandilson Medeiros, que foi visto com muita surpresa por não ter sido cogitado durante a escolha no pré-período eleitoral.

Durante a convenção foi manifestado através de vídeo o apoio a chapa do deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), do Senador Angelo Coronel (PSD) e do Senador Otto Alencar (PSD).

O atual vice-prefeito, Hugo Costa (PSD), também manifestou seu apoio a chapa e agradeceu ao prefeito pela oportunidade da parceria do trabalhado durante estes anos.

Com Vandilson Medeiros a chapa do PSD torna-se uma chapa puramente evangélica, evidenciada nos discursos do prefeito Jairo Magalhães, que disse que em seu mandato até o momento foi guiado pela “bondade de Deus” e fecha seu discurso enfatizando que “não é com dinheiro que se ocupa o poder, mas é com a permissão de Deus”, e que continuará enfrentando “o gigante financeiro, porque a nossa vitória vem de Deus”; o vice Vandilson Medeiros, recorda da passagem do seguidor Josué a Abraão na busca da Terra Prometida para expressar que será o Josué na vida de Jairo, para conduzir Guanambi à prosperidade, alegria, felicidade, união e o bem estar dessa cidade, “serei o Josué na sua vida Moisés para te acompanhar no que Deus determinar”.

O prefeito Jairo em seu discurso, também sinalizou suas 200 realizações e obras de cunho social e alfinetou o adversário político quando disse que “não nos guiamos por caprichos políticos, e não somos obcecados pelo poder, nos colocamos à disposição para servir”.  Enfatizou a sua acessibilidade ao povo durante seu governo e que o caminho é de uma “administração moderna, democrática e participativa. Não há mais espaço para o individualismo político, para o protagonismo centralizador e autoritário. Não podemos voltar um passo atrás e impor Guanambi ao retrocesso do poder usado contra o povo, do isolamento político, para servir os caprichos de um homem só”.

Não foi citado os critérios de escolha do vereador Vandilson Medeiros Alves pra ser o vice de Jairo na convenção, mas a nossa reportagem em contato com o prefeito Jairo Magalhães hoje (16), ele citou que o vereador era seu líder na Câmara, empresário, vice-presidente da Câmara e ainda brincou dizendo que se o grupo adversário escolheu um vereador, eles também escolheram.

De acordo o seu histórico político, Vandilson Medeiros está em seu terceiro mandato, em 2008, teve 1.980 votos, em 2012 teve uma votação de 1.369 votos e em 2016 foi eleito vereador com 1,283 votos, filiado ao PRB.

Para esse pleito eleitoral o PSD aliou-se aos partidos PCdoB e ao Avante. Durante estas eleições o partido de esquerda PT, que esteve nas eleições de 2016 junto ao prefeito Jairo, não será seu aliado, lançou candidatura própria com o apoio do Governador Rui Costa, Lula, Dilma e Jaques Wagner, e isto implica em divisão de votos das bases esquerdistas.

Em conversa com o prefeito Jairo, ele disse que conversou com Wagner e Rui Costa e que espera o apoio, e “que segundo Wagner o projeto é bem maior, de Estado, Brasil e município, quem tem que ceder é o novo PT de Guanambi e manifestar apoio”.

Vereadores que marcharão com Jairo e Vandilson: 

O PSD apresentou 10 candidatos: Hélio Lelé, Tião Nunes, Homero Castro, André Moitinho, Rose Gomes, Aline Diamantino, Charles da Gameleira, Dabim de Mutans, Taciane de Mutans, Deda.

O PCdoB:  apresentou 16 candidatos: Paulo Costa, Zé Maria, Lúcia do Novo Horizonte, Romário Guimarães,, Tony Santana, Passarinho, Jackson Costa Jacketão, Jorge do Sindicato, Eduardo Bacelar, Ieda, Edilma Cotrim, Super Bené, Gilson Cabeleireiro, Selma do Vila Nova, Gileno da Batata.

O Avante apresentou 23 candidatos: Andreia Barreto, Cris Fernandes, Dinha, Marleide do Avante, Jú do Trânsito, Pretinha, Thais Vitória, Chico do Alvorada, Cobrinha, David Costa, Dinão da Academia, Rejão do Povão, Jajau, Jan, Júnior do Rotativo, Virgílio Lease, Mazinho Vieira, Neco, Nilson Caires do Lacen, Sérgio Santos, Tinca de Mutans, Willian Talismar e Zau.

Nas eleições de 2016, Jairo Magalhães (PSB) disputou com Nilo Coelho (PSDB) e venceu  com 23.989 votos (50,85%), sendo vitorioso por 802 votos de diferença.

Por Neide Lu – Portal Fala Você

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia