Eleições 2020: Centro de emergência em Saúde da Bahia recomenda proibição de comícios, passeatas e caminhadas

10 de outubro de 2020

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) recomendou, neste sábado, 10, medidas sanitárias mais restritivas em relação ao período eleitoral, a exemplo da proibição de comícios, passeatas e caminhadas, bem como o acompanhamento de pessoas a pé durante as carreatas.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, as recomendações foram enviadas à Justiça Eleitoral, a quem compete normatizar a questão. “O objetivo é evitar o crescimento acelerado de casos e redobrar atenção em diversas localidades, a exemplo das regiões Sudoeste, Sul, Norte e Nordeste que tem permanecido com um platô elevado de infectados e taxas de ocupação de leitos em percentuais de atenção”, explica o secretário.

O titular da pasta estadual da Saúde reitera ainda que medida semelhante foi adotada em outros estados, a exemplo da Paraíba.

A Nota Técnica 81 está disponível no site www.saude.ba.gov.br/coronavirus e detalha as recomendações, sempre ratificando o uso de máscara, higienização frequente das mãos e manutenção do distanciamento social. Veja:

RECOMENDAÇÕES DE MEDIDAS SANITÁRIAS A SEREM ADOTADAS NAS ELEIÇÕES 2020 NA BAHIA

1. Na campanha eleitoral com os atos de propaganda: comícios; passeatas; carreatas e reuniões.

1.1 Comícios:

• Não permitir a realização de eventos políticos presenciais como comícios, uma vez que estas promovem grandes aglomerações de pessoas, colocando seus participantes em risco de infecção pela COVID-19.

1.2 Passeatas e caminhadas:

• Não permitir a realização de eventos políticos presenciais como passeatas e caminhadas (assim como as chamadas “motoatas”), uma vez que estas promovem grandes aglomerações de pessoas, colocando seus participantes em risco de infecção pela COVID-19.

1.3 Carreatas:

• Ficam permitidas carreatas ou desfiles com candidato em carro aberto. O candidato que optar por desfilar em veículo aberto (tipo picape) deve estar acompanhado de, no máximo, 3 pessoas.

• Não está permitido o acompanhamento das carreatas por pessoas a pé.

• Observar as medidas de proteção individual, como a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;

• Manter os veículos com as janelas abertas, permitindo uma circulação do ar;

• Realizar a desinfecção do veículo antes e após o seu uso, com soluções sanitizantes, de acordo com orientações do fabricante. Priorizar superfícies de maior contato: maçanetas, janelas, poltronas, painel, câmbio, travas e áreas de apoio;

• Obrigatoriedade da disposição de álcool em gel a 70%, por passageiro;

• Evitar compartilhamento de objetos, a exemplo de microfones, celulares, canetas, entre outros; • Redobrar os cuidados durante a alimentação, se houver;

• Em caso de formação de filas para adentrar aos locais dos comícios, ordenar estas, mantendo distanciamento de 1,5 m entre as pessoas. Utilizar demarcação no chão a fim de manter o ordenamento das filas, assegurando o distanciamento preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

• Evitar a distribuição de panfletos, folhetos, adesivos, entre outros. Estes cenários são dinâmicos e baseados em análises e recomendações técnicas disponíveis até a presente data, logo, estão sujeitas a revisão mediante novas publicações e estudos científicos, durante a vigência da epidemia no Estado.

Fonte: Sesab / Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia