30 anos, o que avançou na Lei de Cotas para pessoas com deficiência

28 de setembro de 2021

Dr. Alcir Rocha, advogado, professor diretor da UESPI e doutorando em memória pela UESB, fala dos 30 anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência nas empresas.

Sancionada há 30 anos, a Lei de Cotas para pessoas com deficiência nas empresas enfrenta desafios, o Fala Você Notícias, fez uma análise jurídica com Dr. Alcir na última terça, 28. 

Para Dr. Alcir, a tecnologia e o desenvolvimento cientifico possibilitou que as pessoas vivessem mais tempo, mesmo aquelas que tem uma dificuldade física, visual, de locomoção, de comunicação, pra todas essas pessoas a Lei vem como instrumento de motivar  e viabilizar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, na escola e em todos os ambientes sociais, “é muito importante que cada empresa pense em incluir as pessoas que tem essa limitação”, esclarece.

Sobre a execução da Lei, Dr. Alcir responde que no Brasil as empresas tem restrições em contratar alguém como deficiência, seja ela qual for, as pessoas são vistas pela sociedade como muita discriminação”, enfatiza.

Quanto a empresas que não atende a lei, o advogado responde que vai ofender os ditames legais e gerar uma multa e após, medidas administrativa que pode chegar até 200 mil reais.

Para Dr. Alcir, “contratar alguém com deficiência é dar oportunidade para que a pessoa se sinta digna com o convívio social, envolvida, ativa, participando”, pontua.

Dr. Alcir, explica sobre penalização da empresa e por quanto tempo; valor das multas, cotas para empregar, efetividade e mudanças da lei de cotas. Dê um clique na entrevista e assista. 

 

Assista o vídeo da entrevista:

Por Neide Lu (MTBE 06466) / Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia