Coordenador dos bombeiros de Guanambi explica sobre as competências do 1º Subgrupamento e detalha sobre a incidência de incêndios no município

30 de junho de 2021

Ten. Ramos, PM Bombeiro coordenador do Subgrupamento Bombeiros Militar de Guanambi – 7º GBM-BA, fala sobre a atuação em Guanambi.

Uma onda de incêndios constantes vem ocorrendo em Guanambi e tem comprometido a saúde e o meio ambiente. O programa Fala Você Notícias procurou o comandante do 1º Subgrupamento dos Bombeiros Militar de Guanambi para esclarecer sobre até onde eles podem intervir nessas situações.

O Ten. PM Ramos abre a entrevista falando sobre as competências do Bombeiros Militar de Guanambi, que de acordo a legislação são 21 atribuições, mas resume todas em três na região, “que são as atividades de combate a incêndio urbano ou em áreas rurais, incêndios em edificações, veículos, terrenos e qualquer área de mato.  A segunda coisa é a parte de salvamento, de busca de resgate de pessoas e animais e terceiro que é a parte de análise de projetos e de fiscalização de edificações”.

O Subgrupamento de Bombeiros Militar de Guanambi pertence ao 7º GBM de Vitória da Conquista, atende 49 municípios e na região atende as cidades do entorno de Guanambi.

De fevereiro pra cá, o Ten. Ramos relatou que os maiores atendimentos tem sido os incêndios em vegetação, captura de abelhas e animais. O horário de atendimento é semanal, 24 horas por dia.

Questionado sobre incêndios em Guanambi que os bombeiros regrediram ao anoitecer, o coordenador esclarece que o incêndio era estabelecido, considerado o florestal, os bombeiros só trabalham durante o dia e a noite regridem pra não comprometer a segurança do pessoal, exceto quando está em risco pessoas ou animais.

Sobre os incêndios em posses que tem ocorrido diariamente em Guanambi, o coordenador Ten. Ramos cita a lei de crimes ambientais, e diz “que mais de 90% dos incêndios ocorridos na zona rural são por ação humana, seja intencional ou não, uma grande parte é incêndio criminoso, porem o incêndio controlado é permitido pelo INEMA”.

“Na área urbana é cultural em Guanambi, o pessoal utiliza colocar fogo em terrenos, isto entra em outro artigo da legislação ambiental, que é o artigo 54, que fala que se você provocar poluição em áreas urbanas que tem pessoas e prejudiquem a sua saúde das pessoas, especialmente crianças e idosos, pessoas com problemas respiratórios, isso também é crime, o correto é fazer a limpeza com roçagem, e ainda tem a responsabilidade civil que é de ressarcir o vizinho em todos os danos causados”, pontua.

Indagado sobre a situação em que a Lei não está funcionando, o coordenador Ramos disse que tem que aumentar a fiscalização, responsabilização de acordo o dono do terreno, e a conscientização aos poucos da população.

Sobre as estatísticas de atendimentos do Bombeiro Militar, de fevereiro até hoje, houve 125 incêndios, “é um número muito grande e ainda não estamos no momento crítico, 23 incêndios urbanos, considerando residências e comércios, capturas de abelhas, 08 acidentes em que houve a atuação dos bombeiros, relata Ramos.

Os bombeiros atendem ocorrências pelo CICOM, 190 PM e Smtran. O corpo de bombeiros faz fiscalização das empresas que precisam de projetos de segurança. Dê um clique e se informe sobre todos estes serviços: 

 

Assista ao vídeo da entrevista a partir dos 34″: 

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia