Desigualdade dentro do sistema prisional aumentou em 15 anos; os negros são os mais afetados

19 de outubro de 2020

Dr. Alcir Rocha, advogado, professor da UESPI e controlador da Câmara de Vereadores, fala sobre desigualdade dentro do sistema prisional. 

Uma pesquisa feita pelo Anuário de Segurança Pública apontou, neste domingo (18), que a proporção de negros nas prisões cresceu 14% em 15 anos, enquanto a de brancos caiu 19%. Para falar sobre esse quadro o Dr. Alcir Rocha apontou as diversas causas para essa desigualdade entre negros e brancos dentro do sistema prisional. “Isso é um retrato da nossa realidade social. Quem estuda um pouco de Criminologia, vai saber que sempre houve um relacionamento entre a realidade, aquilo que acontece no dia a dia e aquilo que está atrás das grades, atrás das celas”.

Alcir também aponta que, historicamente, a população negra no Brasil sempre teve um poder de compra baixo, residiu em bairros periféricos ou favelas, em situações degradantes e vivendo à margem da sociedade. O bacharel ainda pontua que a população negra “nunca teve acesso aos instrumentos pra ter uma profissão. Então, essa população sofre muito mais com a influência do crime do que a população que não é negra.”

Em outro ponto da entrevista Alcir, que é advogado da área criminal diz que já percebeu essa diferenciação dentro dos presídios, mostrada pelo Anuário. “O crime não tem cor de pele. O crime não tem classe social. Quem tá disposto, por exemplo, a cometer um homicídio, ele não vai pensar em quanto ele tem na conta (bancária), ele simplesmente vai cometer o delito.”

Outra colocação feita por Rocha é a condição financeira dessa população carcerária que, em muitos casos, não tem condições de contratar um advogado ou mesmo contar com os serviços da Defensoria Pública. “O que nós precisamos, no meu ponto de vista, desenvolver é o seguinte: quantos que estão presos têm condição de pagar um bom advogado? Quantos conseguem recorrer? Quantos conseguem ter acesso à informação? Quantos sabem ler e escrever? E isso vai revelar, se esse negro que está no sistema prisional, ele foi privado, de fato, dessas ferramentas e ai nós vamos verificar se, de fato, há esse preconceito dentro do sistema prisional.”

Ouça a entrevista completa aqui:

 

Veja a entrevista a partir dos 30 minutos de vídeo

#FalaVocêNotícias hoje (19), Dr. Alcir Rocha, advogado, professor da UESPI e controlador da Câmara de Vereadores, fala sobre desigualdade dentro do sistema prisional.

Posted by Rádio 106 FM Guanambi on Monday, October 19, 2020

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Portal Fala Você Notícias

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia