O que está em jogo com o leilão da Fiol e dos portos? Venício do MAM esclarece

8 de abril de 2021

Venício Montalvão, secretário operativo do Movimento pela Soberania Popular da Mineração (MAM), fala sobre o que está em jogo com o leilão da Fiol e dos portos.

O bate-papo desta quinta, 08, no Fala Você Notícias com Neide Lu, foi com um dos membros do MAM, Venício, que foi direto ao ponto falando sobre o que está em jogo com o leilão da Fiol e dos portos, primeiramente ele fala da estratégia do governo federal de entregar o patrimônio nacional para a iniciativa privada, e também da redução da participação da sociedade nos empreendimentos que são muito lucrativos.

Segundo Venício através da participação popular as pessoas decidiriam o que a rodovia iria transportar, porque até agora está sendo construída para transportar minério e grãos e poderia contribuir com nossa região escoando a produção da agricultura familiar e os produtos artesanais produzidos na região, dentre outros produtos.

A segunda questão é a demanda muito grande por aço na China que está subindo o preço do minério e tem atraído muitos investidores e tudo isso dificulta a decisão da população em torno dos projetos da Bamin e do Porto.

De acordo Venício, o projeto da Bahia Mineração ainda não está consolidado, “eles estão tentando passar um ar de normalidade mas não é real, o projeto tem problemas, há conflitos nas comunidades, há problemas em relação a área da construção da barragem porque é uma região de nascentes, mas também do ponto de vista da contaminação pelos rejeitos da barragem de Caraíma que vai contaminar a região”, diz.

O membro do MAM deixa os contatos das redes sociais instragram e facebook do MAM Nacional e do Movimento Vida Sim, barragem Não, para que os vídeos produzidos possam ser compartilhados com a população mostrando os problemas que precisam ser resolvidos. Agora clique aqui e assista a entrevista na íntegra.

Ouça a entrevista

 

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia