Psicóloga faz atendimento gratuito de pais que perderam seus filhos na gestação e pós gestação para superação do luto

9 de novembro de 2020

Joelma Carvalho, psicóloga, fala sobre luto na perda gestacional e neonatal e o atendimento da Ong floresci na dor.

A dor da perda é uma das mais difíceis de superar. Essa dor pode ser ainda maior com a perda de um filho seja ele na gestação, recém-nascido ou adulto e, em parte dessas perdas, as mães não encontram o apoio psicológico para enfrentar esse momento. Pensando nisso, surgiu uma Organização Não Governamental (ONG) “Floresci na dor”, que objetiva amparar essas mães, com atendimento psicológico para enfrentar o luto de forma mais confortável.

A coordenadora da ONG, a psicóloga Joelma Carvalho, diz que o luto gestacional não é, de fato, reconhecido como perca. Carvalho diz que, em muitos casos, quando há essa perca no hospital, a própria unidade de saúde se encarrega de fazer o chamado “descarte biológico” e não realizam o funeral. Carvalho também explica que pode ocorrer a chamada perda neonatal. Essa perca está relacionada quando o bebê nasce e, por motivos, acaba falecendo.

A profissional explica que a ONG “Floresci na dor”, nasceu em São Paulo, em março de 2020, mas não tem relação com a pandemia. Como já dito, a ONG tem como objetivo oferecer atendimento psicológico gratuito para as mães enlutadas.

Joelma também diz que o atendimento é feito em forma de grupo. “É uma forma de uma mãe apoiar a outra nesse momento de dor”. Em Guanambi, o grupo ainda está sendo formado e que a ONG está em busca de pessoas para prestar esse auxílio. O projeto é desenvolvido em São Paulo, Toronto (Canadá) e em Lisboa (Portugal). Joelma diz que, nesse primeiro momento o atendimento é de forma online, mas que já está organizando a formação dos grupos para atender de forma presencial. Mais informações, entre em contato com o (77) 99116-6136.

Ouça a entrevista na íntegra ou clique aqui para ver a live

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por  Willian silva – Portal Fala Você Notícias

 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia