Saiba como destravar à inteligência; cientista Fernando explica

18 de outubro de 2020

Fernando Malheiros, cientista, professor universitário, PhD em engenharia, CEO do grupo MOVI, escritor e criador do método Líder Raiz, fala sobre como destravar à inteligência.

O professor e cientista Fernando Malheiros, trouxe ao Fala Você, desta sexta-feira (16), um interessante tema: “como destravar a inteligência”. Sobre este tema o professor Malheiros esclareceu dúvidas e respondeu perguntas dos ouvintes. O cientista levantou o questionamento: O que é inteligência? “A gente confunde muito inteligência com raciocínio”, diz o professor. “Quando você vai à escola e ouve: aquela pessoa é inteligente. A escola geralmente mede a sua capacidade de raciocínio, a sua capacidade de sequenciar pensamentos. Sequenciar pensamentos é raciocínio e não necessariamente Inteligência. A inteligência, no meu ponto de vista e no que consegui mapear, é esse impulso, esse pêndulo, esse movimento incessante, intrínseco do ser humano, numa busca pelo novo. O que pauta a nossa Inteligência, então, é esse anseio pelo novo e esse medo do novo ao mesmo tempo. Isso conceitua a gente e isso é a inteligência.”

Fernando diz que a questão da inteligência é algo complexo. Porém, ele aponta que, para que todos possam tentar entender a complexidade, ele mapeou nove caminhos, visando não misturar a nossa inteligência com as potencialidades do ser humano e que faz parte desse mecanismo completo como a consciência é outra parte desse mecanismo da inteligência.

Malheiros disse que destravar a inteligência tem a ver com o equilíbrio das partes desse mecanismo dentro de nós mesmos, das nossas vontades e do nosso querer. O professor aponta que três perguntas norteiam o ser humano: porque, pra quê e de onde. “Quando você está diante de uma coisa e você tem uma atitude, se você conseguir responder o porquê dessa atitude, pra quê essa atitude e de onde essa atitude veio, se você tiver resposta pra todas elas, você estará agindo por um querer, por uma escolha individual. Caso contrário, você está agindo por um precisar, um verbo que traduz um querer que alguém impôs sobre nós mesmos. Me diz se tá ou não com a inteligência destravada, tem a ver com eu quero ou eu preciso, numa instância fundamental.”

Ouça a entrevista:

 

 

Veja o vídeo a partir dos 30 minutos

#FalaVocêNotícias hoje (16), Fernando Malheiros, professor universitário, PhD em engenharia, CEO do grupo MOVI, escritor e criador do método Líder Raiz, escritor, fala sobre destravando a inteligência.

Posted by Rádio 106 FM Guanambi on Friday, October 16, 2020

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia