Saiba quais os projetos que a secretaria de assistência social de Guanambi está disponibilizando para pessoas em estado de vulnerabilidade

11 de maio de 2022

A secretária de Assistência Social, Rúbia Moraes, em companhia da assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geórgia Bezerra, estiveram em nosso programa Fala Você Notícias desta quarta-feira (11), para falarem sobre as ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Assistência Social.

Políticas Públicas voltadas para a assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Segundo Rúbia Moraes, a Secretaria disponibiliza benefícios eventuais, ou seja, voltados para dar assistência em um curto período às pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Devido a grande quantidade de pessoas que buscam pelo suporte financeiro na Assistência Social, é realizada uma seleção para direcionar os benefícios para as pessoas que estão mais necessitadas naquele momento. Dentre as iniciativas financeiras, estão: a concessão de cestas básicas; aluguel social, válido por seis meses; auxílio natalidade, constituído pelo kit natalidade, isto é, o enxoval do bebê; bem como, auxílio funeral, entre outros benefícios.

Ações realizadas para o amparo e suporte a mulheres vítimas de violência

De acordo com Geórgia Bezerra, a lei dos benefícios determina que as mulheres vítimas de violência que necessitam se afastar do lar, devem ser prioridade no momento da seleção para receber o aluguel social e também em outros programas: “Porque estas mulheres são acompanhadas pela equipe CREAS. Quando há necessidade de acompanhamento em outras políticas públicas, como a questão da saúde, porque elas ficam muito fragilizadas, nós temos uma rede que funciona para as amparar e o acompanhamento do Paefi. Hoje, a mulher vítima de violência dentro do que diz a política de assistência, tem que ser acompanhada por esta equipe especializada e incluída nos nossos programas”, pontuou Geórgia.

Políticas públicas para as crianças e adolescentes e a Erradicação do trabalho infantil

Conforme explicou Geórgia, dentre as ações voltadas para as crianças e adolescentes, está sendo viabilizado um seminário para tratar das políticas públicas para crianças e adolescentes e também a erradicação do trabalho infantil. Foi também elaborado, em 2020, um diagnóstico do trabalho infantil que, devido a pandemia, não pôde ser apresentado para a sociedade. Além do seminário, será realizado, a partir do dia 09 de junho e durante todo o mês de junho, por meio de um grupo intersetorial, com políticas de Saúde, Educação, Assistência, Sociedade Civil, Esporte e Lazer, a avaliação de ações que são realizadas junto às unidades escolares, saúde e a sociedade com a finalidade de identificar casos de trabalho infantil.

Clique no vídeo ou no áudio e saiba quais demais ações estão sendo realizadas para a população em torno da Assistência Social voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica, para a Educação no CREIO, bem como, ações da campanha “Faça Bonito” de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e sobre a ação feita para os adolescentes na I Primeira Feira de Negócios de Guanambi. Como também, sobre o processo de instalação do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e confira também as perguntas dos ouvintes. 

 

 

Edição: Dani Rodrigues e Neide Lu (MTBE 6466), Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia