UPT, chegou a hora de ingressar nas universidades da Bahia

18 de novembro de 2020

Vandearlei Borges, secretário da UNEB Campus XII, fala sobre Programa Universidade para Todos e o cursinho pré-vestibular.

O Enem está próximo e, pensando nisso o governo do estado da Bahia retorna com o Programa Universidade para Todos (UPT) em todas as universidades da Bahia. Para falar sobre a UPT, Neide Lu convidou Vandearlei Borges, secretário da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus XII/Guanambi para falar sobre esse programa que está presente em mais de 170 cidades.

Vandearlei informou que o objetivo da UPT é proporcionar um preparo de qualidade para alunos carentes e oriundos das escolas públicas estaduais e municipais. Esse preparo visa capacitar o estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecerá em janeiro de 2021. De acordo com o secretário da Uneb, a UPT avançou em 2020, mesmo com a pandemia do coronavírus. A UPT, que até 2019 era apenas um projeto, em 2020 o governador Rui Costa assinou um decreto transformando o projeto em programa. O professor Vandearlei ainda informou que, independente de quem seja o governador ou secretário de educação da Bahia, o programa acontecerá todos os anos.

Na entrevista, Borges disse que as inscrições estão abertas desde terça-feira (17) e prosseguirão até o dia 24 (terça-feira) e não há previsão de prorrogação. O ingresso no programa deverá ser feito pelo site www.educacao.ba.gov.br . A UPT contará com 12 mil vagas, que serão divididas por polos e cada um desses polos, a exemplo de Guanambi, ficará responsável por um quantitativo de alunos. Completando, Borges ainda citou que os polos são responsáveis pelas contratações dos professores, elaboração dos conteúdos e das aulas. A UPT está presente em todas as universidades estaduais como Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  O secretário lembra que as vagas serão destinadas apenas a alunos egressos ou não das escolas públicas estaduais ou municipais.

Confira a entrevista na íntegra ou assista aqui a live da entrevista a partir de 40 minutos.

 

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Willian Silva – Portal Fala Você Notícias 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia