Yágor, diz que “o que economizar no projeto dá pra pagar o engenheiro 10 vezes mais”

16 de julho de 2021

Yágor Menezes, engenheiro civil, especialista em fundações e estruturas, pesquisador, palestrante e empresário da Menezes Engenharia, fala sobre patologias da construção civil.

A apresentadora Neide Lu do Fala Você Notícias desta sexta, 16, bateu papo com o engenheiro Yágor que atua no segmento de obras de estrutura e infraestrutura, projetos, recuperação e reforço estrutural sobre as patologias da construção civil. 

De acordo o Menezes, as construções elas adoecem e tem solução, e o que não tem solução, demolição.

Questionado sobre os cuidados para edificar uma construção, Yágor responde primeiro o projeto, as pessoas precisam aderir a cultura que não é nova, as construtoras fazem isto, que é investir em projetos e engenheiros para evitar os custos de manutenção e reparação estrutural. Um bom projeto é predecessor de uma boa obra. O projeto gira em torno de 1% a 3% da obra, não é algo que impacta, nem altera, nem inviabiliza o orçamento da obra, é muito importante pra economizar custos.

Yágor diz que “o que economizar no projeto dá pra pagar o engenheiro 10 vezes mais. Já tive uma clínica que haviam 50 pilares em uma obra de 200 m/2, eu enxuguei pra 21 pilares, foram R$39 mil reais de economia. Isto é 10 vezes mais do que meu projeto”, revela.

Outro caso contado por Yágor é a obra de um grande amigo de infância que está construindo uma casa no Park Boulevard, só por mudar o sistema estrutural que ele achou que estava muito caro a gente tirou R$96 mil reais do custo da obra, 20 vezes mais do que eu cobrei pra fazer o projeto.

Questionado sobre confiar nos pedreiros que tem feito muitas obras, Menezes responde que não desconfia que eles sejam bons, mas eles tem as limitações. O pedreiro trabalha pelo processo empírico, sempre no copia e cola,  o engenheiro vai além, ele tem várias soluções para o mesmo problema, estuda a fundo. Outra coisa que as pessoas precisam saber, pedreiro não dá garantia de obra, ele fala eu garanto, não tem como garantir, se der problema não tem como processar, você vai perder porque o juiz vai reclamar de você porque construiu sem o aval de um profissional técnico.

Segundo cuidado com a edificação da obra é a escolha de bons materiais, fazer um concreto de ótima qualidade, o que não é feito por Guanambi de acordo a cultura. “Quanto menos agua no concreto melhor”, orienta Menezes.

O terceiro ponto é polêmico, a escolha do profissional, “tenho nos dois últimos anos corrigido onze projetos estruturais, conta. Dê um clique e saiba quais os problemas mais comuns encontrados na construção e os relatos de obras que foram consertadas em Guanambi.

 

Assista o vídeo a partir dos 32″ e confira sobre o assunto:

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia