Guanambi: Pelo terceiro ano consecutivo, prefeito não concede reajuste salarial aos professores do município

4 de fevereiro de 2020

Na manhã desta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi deu início a 24ª Jornada Pedagógica com o tema “Círculo em movimento – Formação, Aprendizagem, Ensino e Gestão”. Para falar sobre o tema, foi convidado o doutorando e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Ginaldo Cardoso Araújo.

Na abertura do evento, o prefeito Jairo Magalhães ressaltou a importância da realização da jornada, como forma de auxiliar ainda mais na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. Ele pontuou que os professores merecem uma boa remuneração pelo trabalho de educar as crianças, mesmo em meio às dificuldades. No encerramento do seu discurso, Magalhães disse que “gostaria muito de trazer uma boa notícia para vocês. Mas eu seria injusto em fazer isso com vocês e, depois, não poder cumprir”.

Durante o discurso do prefeito, o Sindicato dos Servidores Públicos de Guanambi (Sispumur) fez um protesto silencioso através de uma faixa que indicava, por três anos consecutivos, a falta de reajuste por parte da Prefeitura de Guanambi. Durante o protesto, notou-se que o prefeito mudou o semblante.

Mais adiante, o gestor, que tem formação como pedagogo, informou que não poderia conceder esse ano o reajuste aos salários dos professores da rede, devido, de acordo com o prefeito, a falta de recursos para este fim. A negativa do prefeito em não conceder o reajuste gerou um clima de insatisfação por parte dos professores presentes no evento. Finalizando sua fala, Jairo citou uma frase de Paulo Freire. Uma pessoa da assistência disse ao prefeito “você não tem condições de falar de Paulo Freire”.

Uma fonte ouvida pela Rádio 106 FM, informou que alguns professores municipais estão se organizando para iniciar uma greve, devido a essa falta de reajuste, que já completa três anos. No último dia 17/01, o piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. O reajuste foi anunciado pelo presidente Bolsonaro durante uma live no Facebook, no dia 16 de janeiro.

Por Willian Silva – 106FM Guanambi

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia