IV Simpósio de Farmácia discute as neurotoxicidades do Zika vírus

3 de outubro de 2017

Gasometria, terapia fotodinâmica e neurotoxicidade: avaliação da exposição e efeito, também foram debatidos

Com os avanços da neurociência na busca de soluções para as doenças do sistema nervoso, como a esquizofrenia, o transtorno bipolar, a depressão, Parkinson, autismo, esclerose múltipla se utilizando da farmacologia, o Curso de Farmácia da Faculdade Guanambi, promoveu nos dias 28 e 29 de setembro, o IV Simpósio de Farmácia “Neurociências: Novas Fronteiras para a Farmácia”, na Câmara de Vereadores.

O Seminário debateu através de palestras, minicursos e mesas-redondas, assuntos como gasometria, terapia fotodinâmica, neurotoxicidade: avaliação da exposição e efeito, e neurotoxicidade do Zika vírus, com comunidades acadêmicas que estudam e pesquisam assuntos do campo da Farmácia de forma mais específica à área da neurociências.

Para o coordenador do curso de Farmácia, Gustavo Viana, ‘é importante essa discussão para atualizar os conhecimentos e provocar mudanças no comportamento dos profissionais que estão sendo preparados para o mercado’.

A patogenia da infecção pelo Zika no sistema nervoso central levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2016 a decretar estado de emergência internacional em função do aumento de incidência de microcefalia em zonas endêmicas com proliferação do vírus Zika. Um quadro que tem preocupado os profissionais da área de saúde em acompanhar os danos causados.

A palestrante MSc. Vanessa Cristina Teixeira,  fez um histórico do Zika vírus e mostrou os principais agravos decorrentes da ação neurológica deste vírus, com destaque especial para os recém-nascidos.

Segundo Viana, o Zika vírus foi o assunto que mais provocou discussão devido a repercussão epidemiológica recente da infecção no Brasil. Ele avalia o simpósio como bastante proveitoso, participação expressiva, interação significativa por parte dos ouvintes e muitos elogios vindos dos alunos. “Adoraram os palestrantes que trouxemos” conclui.

Veja:

– A epidemia da tristeza e a proibição de certas drogas, veja: http://www.scielo.br/pdf/ea/v27n77/v27n77a02.pdf 

– A importância da neurociência para a Farmácia: https://www.projetandoneurociencia.org/novidades-em-neurociencia 

Neide Lu / Portal Fala Voce

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia