Moradores de Guanambi vivem o risco e o desconforto de incêndios em vários bairros da cidade

11 de julho de 2020

Foto: Incêndio próximo a rotatória que vai para o Distrito de Ceraíma

Tem sido uma rotina as queimadas em lotes e áreas urbanas de Guanambi, um crime ambiental que vem se repetindo. Os moradores do bairro Brasília e adjacentes, hoje, 11, às 16h30, viveram este desconforto e risco com o fogo ateado por pessoas não identificadas em uma área aberta na Av. José Neves Teixeira, no bairro Brasilia e às 19h, no bairro Santo Antônio, em dois locais, um próximo ao Parque de Exposições (Torre da Cerâmica) e o outro próximo a rotatória para o Distrito de Ceraíma. Um sábado completamente homérico, que causa tristeza devido a irresponsabilidade de condutas anti-cidadãs.

A fumaça e a fuligem levaram moradores ao desespero solicitando através de ligações o socorro da Brigada Voluntária de combate a incêndio da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) para conter o fogo. Os agentes brigadistas voluntários, Gomes e Alvarenga, com dois veículos de combate a incêndios foram até os locais e utilizaram cerca de 8 mil litros de água para acabar com as chamas, controlando a situação de todos os locais.

Agentes brigadistas voluntários, Gomes e Alvarenga.

Crianças, idosos e animais domésticos sofrem severamente com a fumaça, e a natureza com a destruição do meio ambiente. As práticas de queimadas acarretam prejuízos ambientais como a perca da biodiversidade, poluição do ar e consequentemente interfere nas mudanças climáticas. A cultura regional, como a limpeza de lotes e quintais, as ações antrópicas como agropecuária, queimadas, e falta de planejamento para construção de cidades, colaboram para a destruição de ecossistemas.

Vale lembrar que a prática de queimadas enquadra-se na Lei de Crimes Ambientais contra a Natureza, n° 9.605, de 12/02/1998 tipificada como crime ambiental com possibilidade de reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, além de multa. Portanto, denuncie ou peça ajuda pelo 77 99962-2108 – Smtran, 77 9960-8637 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou o 190  – Polícia Militar.

Por Neide Lu – Portal Fala Você

Fotos: Smtran

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia