O movimento Vida SIM, barragem NÃO!, continua com ações para barrar a implantação da barragem de rejeitos da Bamim

18 de junho de 2019

“Sou mineira, minha família se divide entre Belo Horizonte e região.  Minha prima morava em Contagem (MG),  apesar de estar muito tempo sem vê-la,  nosso contato era distante, filha de um outro casamento do meu tio, mas a família inteira ficou muito triste, é claro.  Era uma situação que poderia ter sido evitada”, diz Soraia Rocha, na reunião do movimento.

Soraia Rocha (a quarta da esquerda para direita)

Rosimeire Rodrigues, 43 anos, sua prima até hoje está entre as vítimas que não foram encontradas em Brumadinho (MG). Soraia também diz que as pessoas com quem tem mantido contato para assinar o abaixo-assinado às vezes não entendem o que o movimento está fazendo, por desconhecer o que é uma barragem de rejeitos. “Tenho que dizer que até hoje a minha prima não foi encontrada, sumiu na lama”, conta Rocha.

O movimento Vida SIM, barragem NÃO! continua com suas ações para combater a instalação da barragem de rejeitos da Bahia Mineração. Ontem (17), às 19h30, no espaço Monsenhor Antônio, no centro, aconteceu mais uma reunião para traçar metas e ampliar os esclarecimentos à população regional sobre os efeitos danosos de uma possível instalação de barragem de rejeitos.

Dentre as ações que não param, continua a assinatura do abaixo-assinado virtual e listas que circulam em Guanambi e região. A meta é chegar a 50 mil assinaturas, que serão entregues às repartições jurídicas e governamentais.

Instituições religiosas, entidades e movimentos sociais participaram da reunião de planejamento de mais ações do movimento como, capacitação dos membros em seminário sobre a exploração mineral na região, criação de comissões, agilidade na coleta de assinaturas do abaixo-assinado, palestras em escolas, bairros, distritos e zona rural e uma possível mobilização com a comunidade.

As pessoas interessadas podem procurar os postos de abaixo-assinados:

Secretaria Paroquial de Santo Antônio

Secretaria Paroquial de São Geraldo Majela

Rádio 106 FM

​Rádio Cultura

Câmara de Vereadores (gabinete da vereadora Lilia)

Chanel Hair  (ao lado do Hotel Recife)

Escola de Idiomas FISK

Lila’s Papelaria

Durante o São João do Gurutuba tem listas de abaixo-assinados nos stands da emissoras de rádios 106 FM e Culltura.

O QUE É O “Vida SIM, Barragem NÃO” ?

  • É um movimento social, pacífico, apartidário, composto pela sociedade civil organizada de Guanambi e adjacências que luta contra a construção da Barragem de Rejeitos na microbacia do Carnaíba de Dentro nos moldes propostos pela empresa BAMIN;
  • O objetivo primário do movimento é lutar pela dignidade humana, o direito à vida, a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e pela preservação dos ditames democráticos.

Ações  efetivadas pelo Movimento:

– Fórum Políticas Públicas e Meio Ambiente: a mineração e seus impactos sócio espaciais (28/03/19)

– Uso da Tribuna Livre: Sessão da Câmara de Vereadores (22/04/19)

– Reunião em solidariedade a Brumadinho (07/02/19)

– Sessão Ordinária – Câmara de Vereadores (27/05/19) (Segunda parte sessão)

– Caminhada – Vida SIM, Barragem NÃO (06/06/19) – 7.000 pessoas nas ruas

– Reunião com políticos ( 11/06/19)

– Reunião com membros engajados (17/06/19)

Portal Fala Você

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia