Pioneiro, programa de Educação Especial e Inclusiva para crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação começará em Guanambi

22 de novembro de 2020

Daiane Hoffmann (foto rede social)

O programa de Educação Especial e Inclusiva para crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD), é considerado o primeiro do Brasil para superdotados. 

A cidade de Guanambi (sudoeste da Bahia) vai sediar o primeiro programa de Educação Especial e Inclusiva para crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação no Brasil (AH/SD), a partir de dezembro de 2020. Aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Políticas públicas de Educação Infantil (Semesp), o programa será custeado pelo Governo Federal com investimento inicialmente de meio milhão de reais  (R$500 mil) com uma contrapartida de 50% do programa através de emenda parlamentar do Deputado Federal Charles Fernandes, que deu total apoio para a aprovação e implantação.

O programa intitulado ‘A Invisibilidade de crianças e adolescentes com AH/SD – Altas Habilidades/Superdotação no contexto do Sertão Baiano’, foi criado pela especialista do município de Caculé, Daiane Hoffmann que atua na área de triagem Diagnóstica dos Transtornos de Aprendizagem e na Identificação de AH/SD – Altas Habilidades/Superdotação.

De acordo a estudiosa o programa foi criado com o objetivo de instrumentalizar professores da rede pública de ensino para atuarem na identificação e no acompanhamento de crianças e adolescentes com AH/SD (Altas Habilidades e Superdotação).

O programa terá início com o curso de 360 horas, com a ‘Instrumentalização do docente para Identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes no contexto do Alto Sertão Baiano”, no IF Baiano Campus Guanambi e formará inicialmente 150 professores da rede pública dos 16 municípios que compõem o Consórcio do Alto Sertão. Este programa será executado em todo o Estado da Bahia no ano de 2021.

Segundo a Especialista o “objetivo do programa é ensinar o educador a enxergar essas crianças e Adolescentes com potencialidades acima da média, retirando-os da invisibilidade e garantindo o direito de inclusão, promovendo o desenvolvimento social e transformador”.

Perfil

Daiane Hoffmann é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neurociência, Neurologia, Psicanalista.
Especialista em Altas Habilidades/Superdotação.
SCREENER da Síndrome de IRLEN.
Doutoranda em Psicologia.
Servidora Pública do Município de Guajeru.
E criadora do primeiro programa de Educação Especial para identificação e acompanhamento das crianças e Adolescentes com AH/SD – Altas Habilidades/Superdotação da rede pública do Brasil!

A especialista Daiane Hoffmann, estará no Programa Fala Você Notícias no dia 27 de novembro, sexta-feira, para explanar sobre o programa e tirar qualquer dúvida da comunidade. Interessados em fazer perguntas podem encaminhar pelo whatsapp: 77 9.8861-1061 ou pelo 77 3451-2862 @neidelufalavocenoticias, facebook: https://www.facebook.com/neidelufalavoce.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia