Quatro incêndios no mesmo dia em lotes de Guanambi, de quem é a responsabilidade?

29 de setembro de 2020

No mesmo dia ocorreram 4 incêndios na cidade. Após 3 dias que atearam fogo no Sandoval Moraes, homem chega e toca fogo no lote em frente aos que foram queimados propositalmente. 

Os incêndios em Guanambi viraram rotina e tem deixado à população indignada. Moradores do bairro Sandoval Moraes, nesta quarta, 23, às 16h, após a fumaça, fuligem e o risco das chamas de fogo que foi ateado em duas posses em frente a Bia Car Veículos, manifestaram indignação no ‘grupo vizinhos’ por terem pedido socorro a secretaria de infraestrutura, a secretaria de meio ambiente e a brigada de incêndio voluntária para tomar providências devido a constância das queimadas nos lotes e não obtiveram solução.

Foto divulgação de rede social

O coordenador da Smtran, responsável pela brigada de incêndios, esteve no local, mas as chamas já tinham encerrado.

Uma moradora entrou em contato com Gilberto da secretaria de infraestrutura, que disse “que as prerrogativas de fazer as notificações e aplicar multas é com a secretaria de meio ambiente e o que compete a secretaria de infraestrutura é a operacionalização de higienização  de terrenos e lotes de acordo a Lei 1.289/2020, e que para a lei funcionar precisa de máquinas, caçambas e uma equipe para quando a pessoa não cumprir a notificação à prefeitura faria a limpeza e cobraria do proprietário do terreno”, esclarece Gilberto em um audio, a moradora Marcella. Segundo Gilberto o valor da multa já foi regulamentado pela secretaria de infraestrutura e já estão aplicando, e a secretaria de meio ambiente precisa fazer o mesmo.

A moradora do condomínio Oásis, manteve contato com o responsável da Secretaria de Meio ambiente, Lailton Câmara e ele disse “vamos ver amanhã e notificar o proprietário”, mas a moradora disse que ele não apareceu.

Nossa reportagem entrou em  contato com Lailton e ele disse que só passou no local pra ver e não chegou a entrar em contato com a moradora.

O Secretário de Meio Ambiente, Jaime Bastos foi procurado por nosso site e alegou que já existe a Lei e que a secretaria está regulamentando os valores das multas para notificar o proprietário, “mas quanto aos incêndios provocados, os vizinhos que possam fazer boletim de ocorrência na delegacia e processar os responsáveis, e se precisar da secretaria para dar respaldo de notificação está à disposição”, assegura.

Outra moradora, que estava sendo ameaçada pelo fogo se desesperou porque da última vez teve que gastar toda sua água da caixa para não ser atingida. Mas, outro morador avisou no grupo, naquele momento, que não teria água na rede.

Na quinta-feira, 24, a moradora Marcella, relata seu sofrimento com as consequências que ficaram após o incêndio,  “só sei que não podemos nem abrir a janela. Hoje depois de ter limpado a casa inteira deixamos as janelas abertas para arejar, quando vimos estava tudo sujo novamente, as camas, computadores, material escolar”.

No mesmo dia, 23, o coordenador da Brigada Voluntária da Smtran informou a nossa reportagem que ao meio dia, houve incêndio no bairro Residencial dos Pássaros, e os brigadistas controlaram o fogo após duas horas de combate.  Houve às 21h, chamada para apagar incêndio no bairro Monte Azul e os brigadistas foram apagar o fogo, e às 22h, também foram chamados para conter fogo em uma área rural, próxima ao pontilhão da estrada que liga Guanambi ao Suruá e o fogo foi controlado por volta das 23h50.

Só em um dia, foram 4 incêndios para serem debelados, mas não foram identificados os autores dos crimes ambientais.

De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Monitoramento da Qualidade do Ar, alerta: provocar queimadas é crime e pode gerar pena de até 4 anos de reclusão e multa.

Ainda de acordo o Código Penal, art. 250, colocar em risco à vida e patrimônio dos outros é crime com previsão de reclusão de 3 a 6 anos e multa.

Mais incêndio:

Foto divulgação de rede social

No sábado, 26, novamente os moradores do Sandoval Moraes viveram o mesmo drama, foi ateado fogo propositalmente no lote em frente aos que foram incendiados no dia 23. Um homem que foi filmado pelas câmaras, chegou em um veículo e ateou fogo no mato, no intuito de limpeza do lote e fugiu. Moradores pretendem acioná-lo na justiça.

Vídeo divulgação de rede social

Veja o momento em que o homem ateou o fogo:

Vídeo divulgação de rede social

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia