Região: motoristas de transporte alternativo bloqueiam rodovias em protesto; saiba mais

19 de agosto de 2019

Os motoristas de transporte alternativo de Guanambi e região paralisaram suas atividades na manhã desta segunda-feira (19) em virtude da sanção do presidente Jair Bolsonaro no último dia 9 de julho na lei 13.855 que prevê maiores punições para quem praticar transporte alternativo remunerado e sem a devida regulamentação.

Fotos: Willian Silva

Quem for abordado praticando o transporte terá o veículo apreendido, o condutor será multado e terá pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com infração gravíssima.

De acordo com o líder do movimento, Mazinho Silva, as manifestações visam pressionar o governo federal a revogar a lei, que, segundo ele, irá afetar toda a população regional. Para ele é necessário criar leis que regulamentem o transporte e não proibir, o que, nesse último, causaria muito desemprego.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil amarga 12 milhões de desempregados.

Os proprietários dos “carros de linha” fecharam as três principais vias de acesso a Guanambi. BR-030, na altura do Posto Verde Vale, na saída para Caetité; BR-030, na saída para Palmas de Monte Alto, próximo ao antigo matadouro municipal e na BR-122, saída para Pindaí, próximo a Pedreira. Os bloqueios incluem a parada de ônibus das empresas regulares; vans, Kombis e similares que fazem transporte para Guanambi e carros pequenos, os táxis que também transportam passageiros em pequenas quantidades.

Com a paralisação, o comércio de Guanambi foi afetado. Era possível observar que diversas lojas no centro da cidade estavam vazias. Com isso, as Universidades e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) tiveram as suas atividades suspensas por tempo indeterminado.

Comunicado da UNIFG aos docentes e discentes

O bloqueio segue até às 20h. Após esse horário, os “vanzeiros” seguirão para Brasília para uma audiência no Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Segundo o Major Vidal, do 17º Batalhão de Polícia Militar, foram convocados mais de 50 policiais para ficarem atentos quanto a possíveis problemas durante a manifestação. Em entrevista a Rádio 106FM, o major Vidal, classificou a manifestação como tranquila e sem maiores complicações. Segundo a organização da paralisação foram quase 70 carros que participaram do movimento. Por Willian Silva / Portal Fala Você

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia