Salles diz que fim do Fundo Amazônia está ‘aparentemente’ mais longe após reunião com ministro da Alemanha

10 de julho de 2019

O ministro do Meio Ambiente recebeu o ministro da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha Gerd Müller nesta terça-feira (9). Alemanha e Noruega financiam o fundo e são contra mudanças na aplicação da verba.

Depois de uma reunião com o ministro da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Gerd Müller, o ministro do Meio Ambiente brasileiro, Ricardo Salles, disse, nesta terça-feira (9), que a extinção do Fundo Amazônia está “aparentemente” mais longe. A afirmação foi feita após ele ser questionado sobre a mudança de perspectiva demonstrada após reunião com o ministro alemão.

O encontro se deu em meio às tentativas do governo brasileiro de alterar as regras de aplicação da verba do Fundo Amazônia. Na semana passada, em encontro com embaixadores, a possibilidade de extinção foi admitida pela primeira vez.

A Noruega e a Alemanha, os dois países que respondem por 99% dos recursos do fundo, discordam da proposta de mudança das regras para aplicação dos recursos.

Também nesta terça, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal aprovou um requerimento no qual solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria nos contratos do Fundo Amazônia.

Em carta divulgada em junho, os países doadores afirmaram que “nenhuma das auditorias financeiras ou de impacto realizadas descobriu quaisquer atos ilícitos ou má administração dos recursos do fundo.” Uma auditoria do TCU concluiu, em 2018, que os recursos do fundo foram aplicados de maneira adequada. G1

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia