Secretaria de Saúde de Guanambi continua no combate ao mosquito Aedes aegypti  

4 de maio de 2021

O número de pessoas que tem buscado o serviço público apresentando sintomas das doenças provocadas pela dengue, chikungunya e zika tem preocupado os gestores da saúde municipal.
A secretaria de saúde apresentou nestes quatro meses, no período de 03 de janeiro de 2021 até o dia 03 de maio, os registros de 143 casos de dengue, 117 casos de chikungunya e 12 casos de zika. São várias as notificações e existe uma espera de resultado de exames de 302 pacientes para a dengue,  55 para a chikungunya e 11 pessoas para o resultado dos exames da zika.
O combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido realizado por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica a cada 15 dias, levantando informações sobre às arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika. São eles:

– Aplicação do carro fumacê, em parceria com a Sesab;

– Tratamento perifocal, que consiste na com borrifação de inseticidas diretamente nos focos do mosquito;

– Tratamento de bloqueio aeroespacial, que se trata da aspersão de inseticidas por meio de bomba costal motorizada em maiores dimensões, no intuito de atingir diretamente os mosquitos da dengue.

– O Departamento de Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, realiza ainda frequentemente a limpeza de canais, roçagem em áreas de lagoas, limpeza bocas de lobo, etc.

A secretaria orienta que as pessoas com sintomas de dengue devem procurar uma unidade de saúde para receber atendimento médico e serem encaminhadas para a realização de exame, já que muitos pacientes com casos notificados geralmente não comparecem ao Lacen para fazer os exames.

Para fechar o cerco para o mosquito e acabar com focos é de grande importância que a população mantenha quintais e terrenos limpos, evite água parada em vasilhas, calhas, telhados, pois esses são os maiores meios de prevenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia