Testes de covid-19 estão sendo feitos em Guanambi pelo Ibope e causam desconfiança na população

15 de maio de 2020

Foto reprodução: rede social

O Ibope iniciou nesta quarta-feira (13)  uma pesquisa de campo que pretende mostrar como o novo coronavírus está avançando no país. Um total de 2.600 pesquisadores estão entrevistando e aplicando testes rápidos de covid-19 em pouco mais de 33 mil moradores de 133 cidades em todos os estados do país e Guanambi está na lista.

A iniciativa do Ministério da Saúde, que contratou o Ibope para realizar as pesquisas de campo. A empresa deverá receber quase 10 milhões de reais pelo trabalho. O entrevistador estará usando equipamentos de proteção, como óculos, máscara e luvas, e visitará as pessoas em suas casas. Coletará uma gota de sangue de um dos moradores de cada domicílio e colocará o material em um aparelho que fará a análise. Se der positivo, o entrevistador deverá testar todos os moradores dessa casa.

Os pesquisadores começaram a fazer a pesquisa em Guanambi nesta quinta-feira, 14,  e causaram desconfiança na população. A nossa reportagem contactou o secretário municipal de saúde, Manoel Paulo, que afirmou “que o trabalho está sendo monitorado pela secretaria de saúde e que a população pode ficar despreocupada”.

Com os testes rápidos, vai ser possível saber o percentual de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, que já entraram em contato com a doença. Os testes rápidos, porém,  só detectam a doença se a pessoa estiver infectada há, pelo menos, 7 dias. Porém, muitas pessoas que fizerem o teste podem ter resultado negativo, mas estar infectadas e continuar sem saber disso.

Cada rodada de teste apresentará o retrato de um momento. O plano do Ministério da Saúde é que a comparação dos resultados das diferentes rodadas mostre a velocidade com que o vírus está se espalhando pelo país. Esse tipo de informação poderá ser útil para balizar uma decisão sobre medidas de relaxamento do distanciamento social em uma determinada região.

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia