É Fake: Banner que circula nas redes sociais alegando que vereador é a favor da barragem de rejeitos da Bamim

9 de junho de 2019

O vereador Fabrício Lopes (PSD), líder do prefeito na Câmara, foi vítima de notícia mentirosa que está circulando nas rede social em vários grupos de whatsapp, neste sábado (08), alegando que o vereador é a favor da construção da barragem de rejeitos da Mina Pedra de Ferro da Bahia Mineração (Bamim). O vereador procurou a delegacia, fez boletim de ocorrência para apurar o processo e punir os culpados, porque às penas recorrem tanto para quem fez, bem como para quem espalhar a notícia fake.

Banner Fake espalhado em grupos de whatsapp

Fabrício Lopes emitiu nota de esclarecimento para a população, veja: 

Tenho feito diariamente em Guanambi, um mandato propositivo e com ideias e ações construtivas e, acima de tudo, respeitando a boa política, seguindo à risca a tarefa determinada por todas as pessoas que confiaram um mandato de vereador a minha pessoa que é defender o nosso município. Porém, vocês sabem que ultimamente a sociedade tem visto falsas informações sendo propagadas com a única tentativa de destruir a imagem e as ideias dos que tem coragem e posição. Mas, ficarão na tentativa!! Ontem, fui VÍTIMA de uma Fake news, quando GROSSEIRAMENTE tentaram colocar na “cabeça” da população de Guanambi que sou a favor da barragem de rejeitos, sendo que a comunidade da minha cidade conhece a minha posição TOTALMENTE CONTRÁRIA desta obra que prejudicaria à todos que em Guanambi vivem. ACABO DE FAZER UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA POLÍCIA CIVIL por se tratar de ação grave e que merece investigação e apuração sob a régua da lei. NÃO ENTRAREI NESTE JOGUETE DE POLITICAGEM E NAS MENTIRAS PENSANDO APENAS NOS SEUS PROJETOS PESSOAIS. Continuarei firme, cada vez mais forte na defesa das minhas ideias, seja na câmara municipal, na universidade como educador ou na minha vida pessoal, como cidadão!! A verdade sempre prevalecerá, acima de qualquer tentativa malandra, mesquinha, bem distante daquilo que a população que ver dos seus representantes políticos. Respeito, sempre, o direito da crítica e procuro tratar sempre com a máxima seriedade a causa pública, independente de partido político, religião ou segmento social. Evito o “bate boca” que somente prejudica a boa política. Esse “barulho” somente me torna mais focado e objetivo no propósito de fazer um mandato empreendedor, mais próximo da comunidade e do povo. Não sou homem de coisas menores, desse tipo de política que não faz parte da minha trajetória e nem da minha conduta pessoal!! INFELIZMENTE, precisamos combater a Fake news DENUNCIANDO às autoridades competentes e deixando que elas apurem e afastem os criminosos de internet do dia a dia de Guanambi. SEGUIMOS EM FRENTE, COM MUITO TRABALHO E RESPEITO…UM GRANDE ABRAÇO À TODAS AS FAMÍLIAS DE GUANAMBI!  Vídeo Vereador Fabrício Lopes

Boletim de ocorrência:

Veja o que dispõe a Lei para quem pratica Fake News:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº , DE 2017

Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para tipificar o crime de divulgação de notícia falsa.

“Divulgação de notícia falsa Art. 287-A – Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

§ 1º Se o agente pratica a conduta prevista no caput valendo-se da internet ou de outro meio que facilite a divulgação da notícia falsa:

Pena – reclusão, de um a três anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. § 2º A pena aumenta-se de um a dois terços, se o agente divulga a notícia falsa visando a obtenção de vantagem para si ou para outrem. ”

As medidas jurídicas já foram sendo tomadas. Portal Fala Você.

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia