Advogado comenta os temas defendidos no 7 de Setembro do país

7 de setembro de 2021

Dr. Alcir Rocha, advogado e professor diretor da UESPI, fala sobre pautas da movimentação do 7 de setembro.

Uma data propícia para discutir as necessidades da população brasileira, bem como a insatisfação do governo federal que levou para as ruas a reivindicação da liberdade de expressão e respeito à Constituição, bem como o voto impresso. Essa foi a nossa discussão com o advogado Dr. Alcir Rocha, no Fala Você Notícias de hoje, 07/09.

Dr. Alcir recorda que “o o 7 de setembro, sempre as pessoas iam as ruas pra ver o discurso do executivo e viam as forças armadas desfilando, algo muito concorrido nas capitais e os excluídos iam pra fazer um protesto contra algo que estivesse incomodando, muitas vezes foi corrupção, outras vezes foi reforma agrária, alguns temas se repetiram ao longo dos anos. Só que neste ano temos modificações nessa estrutura, primeiro não houve o desfile em razão da pandemia, e agora passou-se a ter pauta pró e contra a figura do presidente”, pontua.

O advogado é bem enfático quando se refere ao respeito à Constituição, “o que falta mesmo é os próprios personagens que levantam esse discurso respeitarem à Constituição”.

Segundo Rocha, o presidente da república, o poder legislativo, o poder judiciário, pela ordem constitucional eles não tem obrigação alguma de concordar com as opiniões que possam falar de um para o outro, mas existe um equilíbrio e controle constitucional em que cada personagem desenvolve seu papel. “O presidente da República ele deveria administrar a nação, o poder legislativo controla as ações do executivo porque ele representa o povo, e em razão dele representar o povo, ele precisa ter voz e até mesmo poder se opor a alguma ação do  chefe do executivo. E o poder judiciário está ali para representar as questões jurídicas”.

Quando se fala em defender à Constituição, Rocha indaga pra saber qual o posicionamento desta pessoa, porque no mundo jurídico é muito comum o advogado discordar de algumas sentenças, decisões de tribunais superiores, mas não desrespeitam à Corte.

Dr. Alcir também esclarece sobre o posicionamento dos ministros Alexandre de Moraes e Barroso em relação a CPI das Fake News e sobre o voto impresso, que já era pauta vencida pelo congresso; se as manifestações são um ultimato ao STF, a pauta do Grito dos Excluídos: educação, moradia, desemprego; ponto positivo das manifestações. Clique e assista:

 

Por Neide Lu (MTBE 06466) / Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia