Colégio Crescer inaugura com metodologia inovadora para crianças de 2 a 5 anos

8 de janeiro de 2024

O Programa Fala Você Notícias desta segunda-feira (08), recebeu Zilene Fernandes, empresária do Colégio Crescer e neuropsicopedagoga, e Milena Brito, pedagoga pós-graduanda em educação infantil, para apresentar a proposta educacional do Colégio Crescer.

De acordo Zilene Fernandes, o Centro Pedagógico Aprender Brincando se transformou no Colégio Crescer dentro de um período de um ano e seis meses. Ela disse que o Centro Pedagógico Aprender Brincando ainda irá continuar, porque ela acredita que muitas crianças ainda precisam de um atendimento individualizado, pois, há uma grande deficiência educacional após o advento da pandemia.

Zilene Fernandes disse que o Colégio Crescer surgiu das experiências vivenciadas no atendimento do reforço escolar, por perceber algumas mazelas referentes ao desenvolvimento da criança como indivíduo.

Segundo Milena Brito, no Brasil há documentos mandatórios da etapa da educação infantil, que desde a constituição de 1998 há uma tentativa de construir uma educação infantil própria no Brasil: “O ano de 2009, a gente tem as diretrizes curriculares da educação infantil com documentos, que é um mandatório que vem dizer quais são as práticas a serem desenvolvidas na educação infantil”, explica. Ela disse também que, ainda que em meados de 2024, muitas pessoas desconhecem qual é a proposta que tem que ser desenvolvida nas escolas de educação infantil, pois, a educação infantil deve ser uma metodologia diferente porque as crianças ainda estão tentando constituir o seu jeito de ser no mundo.

Milena Brito também explanou que vários estudiosos vêm construindo as pedagogias da infância, e que tem vários referenciais no Brasil. Este tipo de pedagogia prega a ideologia de que a criança aprende a partir da brincadeira, uma vez que, a brincadeira é a forma da criança entender e compreender como é o mundo. Ela menciona que um destes documentos mandatórios é base comum curricular, e que, a etapa da educação infantil vem condizendo com estas pedagogias participativas e democráticas, da infância, que tem as abordagens que vem sendo pesquisadas por estudiosos desde o século XX. Ela ainda cita que esta abordagem é completamente diferente das pedagogias sem nome, que diz que a criança aprende cobrindo letras.

O Colégio Crescer irá atender crianças de 2 a 5 anos. O mérito deste colégio é de respeitar as particularidades de cada criança, e, a partir disso, ensiná-las das diferentes formas metodológicas. Zilene Fernandes complementa que a escola tem o papel de assegurar que a criança se desenvolva, para que as crianças que não sabem ler, não sejam excluídas: “Por exemplo, uma criança que não sabe ler, e ela está junto com outras crianças, ela se compara. Ela começa a observar, o porquê que eu não consigo aprender.  Por que a criança não tem um documento, um relatório de um psicopedagogo, de um neuro, esta criança ela é ficada lá, até que chegue o relatório, e eu não concordo com isso, porque nós, a gente entende que aquela criança está passando por aquele momento, e nós temos o dever de fazê-la ser participativa também, de incluir aquela criança. Este é o dever de toda escola, explica”.

Milena Brito disse que o lado bom da educação das psicopedagogias da infância é que a criança consegue participar de todas as atividades. Este tipo de abordagem também não tem módulos e o aprendizado é desencadeado a partir das experiências vivenciadas. Segundo ela, não irão trabalhar com módulos, por se tratar de uma educação emergente que surge do cotidiano. Sendo assim, a partir dos interesses das crianças, irão trabalhar com hipótese no mundo da literatura, da música, no contexto da brincadeira e aprendizagem.

O Colégio Crescer está oferecendo, de forma gratuita, uma semana de colônia de férias para crianças de 2 a 5 anos.

Dê um clique no vídeo, ou, no áudio e confira os detalhes da entrevista completa.

Assista o bate-papo, clique abaixo:

 

Assista o bate-papo no You Tube e inscreva-se:

Edição: Dani Rodrigues (MTBE 6757) e Neide Lu (MTBE 6466), Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia