Coordenadora da Vigilância Epidemiológica alerta: Situação alarmante da dengue em Guanambi exige ação imediata da população

21 de fevereiro de 2024

Na edição de hoje (21/02) do Programa Fala Você Notícias, sob o comando dinâmico da apresentadora Neide Lu, o destaque foi para a entrevista com Eugênia Cotrim, especialista em gestão e saúde pública e diretora do departamento da Vigilância Epidemiológica. A entrevista teve como foco a preocupante situação da dengue em Guanambi, com informações e orientações cruciais.

Eugênia iniciou a conversa enfatizando a elevada infestação do mosquito da dengue na cidade durante este primeiro ciclo. Apesar de não haver fechamento total dos bairros, os índices parciais já apontam uma média de 7.4, muito acima do recomendado pelo Ministério da Saúde (menor que 1.0). Alguns bairros chegam a índices alarmantes de 14, 16 e até 20.

A coordenadora destacou que o maior foco está nas residências habitadas, não nos matos ou lagoas, ressaltando a falta de colaboração da população com o trabalho dos agentes, realizado a cada 60 dias. Eugênia salientou que cerca de 83% dos focos estão nas casas.

O município enfrenta um cenário preocupante, com altas notificações para dengue (137 casos, 6 confirmados), chikungunya (45 casos, 1 confirmado) e zika (19 casos aguardando resultado). As arboviroses são sazonais, explicou Eugênia, com a proliferação acentuada devido às chuvas e ao sol, proporcionando condições ideais para a reprodução das larvas do mosquito.

Eugênia ressaltou a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, uma vez que a Secretaria de Saúde não pode enfrentar sozinha esse desafio. A fiscalização diária, atenção aos sinais de água parada e a colocação de peixes em recipientes com água de chuva são medidas recomendadas.

Quanto à gravidade da dengue, a coordenadora alertou para a necessidade de procurar o médico na unidade de saúde ao apresentar sintomas, evitando a automedicação. O tratamento correto e a hidratação são fundamentais, sendo crucial procurar a unidade de saúde logo no início para evitar complicações.

Para obter mais informações sobre as medidas contra a proliferação das arboviroses, tipos de dengue, preparação do município para um possível surto, ciclos de vigilância, utilização de carro fumacê, vacinação e perguntas dos ouvintes, confira o áudio ou vídeo abaixo:

 

 

Edição: Neide Lu (MTBE 6466), portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia