Saúde mental passa a ganhar destaque em tempos de pandemia; saiba porquê

14 de outubro de 2020

Leonardo Abrahão é psicólogo, palestrante, escritor e idealizador da Campanha Janeiro Branco, por uma cultura da Saúde Mental. Leonardo  falou sobre a necessidade de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

O bate-papo com Leonardo foi sobre a necessidade de uma cultura de saúde mental na humanidade,  ele explicou como foi que idealizou o Janeiro Branco. “Eu dei aula por 22 anos. Eu percebia na escola, na sala de aula, nas minhas relações sociais e nas instituições, muito sofrimento humano. Eu dava aula e tinha aluno chorando. E eu me perguntava: ele tá chorando por causa da minha aula? E o pessoal respondia: não, não é por causa da sua aula. Logo eu ‘sacava’ que não era por causa da minha aula e sim porque as pessoas têm sofrimentos, dificuldades, desafios que a gente não sabe. Tem até aquele pensamento: vamos respeitar as pessoas porque elas estão travando uma luta, uma guerra, uma batalha e a gente não sabe nada sobre a história de vida das pessoas e nós não sabemos nada sobre os desafios que cada pessoa tem.”

O escritor pontua que encontrou a mesma situação entre seus colegas professores na unidade de ensino onde trabalhava como professor de sociologia. Leonardo também pontuou que ele cursou psicologia e, diante de suas descobertas enquanto universitário verificou que havia muito sofrimento no mundo. Diante dessa constatação, ele viu que era necessário criar uma campanha, já que, segundo Abrahão, o Brasil realiza muitas campanhas como, por exemplo, o Outubro Rosa.

“Existe uma campanha pra tudo. Mas não existia uma campanha que convidasse as pessoas pra falar sobre o sentimento, emoções, sobre se tem ou não tem sentido as suas vidas, se tem ou não tem sentido as suas relações sociais, as suas profissões, suas escolhas religiosas. Então eu pensei que a gente precisa de uma campanha que convide as pessoas a pensarem nas suas vidas. Foi aí que eu pensei em usar o primeiro mês do ano, quando as pessoas param pra pensar um pouquinho sobre suas vidas. Na virada do ano todo mundo dá uma paradinha pra pensar no ano que acabou e no ano que está começando.” E completa: “Eu como um bom mineiro disse: uai, uai, sô, não existe momento melhor pra convidar as pessoas pra pensar sobre a vida do que no início de ano.” Assim sendo, conforme o psicólogo nasceu o Janeiro Branco.

Ouça a entrevista completa:

 

Veja a entrevista a partir dos 20 minutos de vídeo:

#FalaVocêNotícias hoje (14), com Leonardo Abrahão, psicólogo, palestrante e escritor, idealizador da Campanha Janeiro Branco, por uma cultura da Saúde Mental, fala sobre a necessidade de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Posted by Rádio 106 FM Guanambi on Wednesday, October 14, 2020

 

De acordo à Lei 9.610/1998, que trata sobre os direitos autorais, não é permitido à propagação desta entrevista ou fragmentos, em outros veículos de comunicação, bem como em redes sociais, sem a solicitação de autorização a este veículo de comunicação.

Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Entre em contato conosco 😊

Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia