Será que é seguro utilizar o PIX? O analista Clayton esclarece

9 de maio de 2022

O mundo está cada vez mais tecnológico e, a cada momento, surge facilidades diferentes. O PIX é um exemplo desta realidade moderna, que permite a realização de transferências bancárias a qualquer hora do dia utilizando o celular. Com isso, é normal que algumas pessoas tenham medo de aderirem a mais esta opção eletrônica, e, a outras tecnologias, por medo de golpes. E foi sobre golpe do PIX e nas redes sociais a entrevista do Fala Você Notícias desta segunda-feira, (9), com o analista de sistemas e MBA em segurança da informação, Clayton Cirqueira.

Segundo Clayton, o PIX é um plus do TED e do DOC que ajuda tanto o vendedor quanto o comprador, por ser uma facilidade e não um perigo. E alerta que, assim como as pessoas tinham que ter cuidado com o DOC e o TED, elas devem também ter com o PIX, por ser uma transferência bancária como qualquer outra, porém, instantânea, podendo ser realizada apenas em segundos.

Será que é seguro utilizar o PIX? O analista Clayton esclarece:

Apesar de muitas pessoas se negarem a utilizar o PIX, por falta de confiança, Clayton disse que é seguro utiliza-lo, o segredo é saber como. “O PIX é uma transação que funciona 24 horas por dia. A questão é que é um método instantâneo e a pessoa tem que ter os mesmos cuidados que ela tem com o celular, com a senha do celular, do e-mail, com a carteira que está com dinheiro. Você não pode deixar em qualquer lugar, então, você não pode expor as suas informações pessoais”, pontua Clayton.

E-mail, CPF e número de telefone utilizados como senha do PIX:  Saiba onde mora o perigo

A escolha da senha ideal, por exemplo, é uma forma de se proteger de golpes do PIX, pois, conforme explicou o analista Clayton, o ideal é utilizar ou uma chave PIX aleatória ou um e-mail que deve ser criado apenas para utiliza-lo como chave PIX, já que a maioria das pessoas costumam utilizar o número do celular, CPF ou até mesmo o e-mail pessoal para se cadastrar em cursos na internet e para outras utilidades em ambiente virtual. No entanto, o perigo está na propagação destes dados, que podem ser testados por golpistas para saber se determinado número de telefone, CPF ou e-mail é uma chave PIX.

Golpes utilizados por meio da engenharia social: Compreenda esta tática utilizada pelos criminosos

Clayton explica que as estratégias utilizadas para aplicar golpes do PIX são por meio da engenharia social, ou seja, a manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou para o envio de dados pessoais. Contudo, as mais diversas formas de aplicação de golpes nas redes sociais trabalham alguns pontos essenciais das pessoas, que são: o medo, ambição, sentimentalismo, sensacionalismo e ativismo. Dentre os tipos de golpes estão: o golpe da vacina, pescaria digital, golpe do delivery, golpe do falso moto boy, do trabalhe em casa e das vendas de seguidores do Instagram.

Dê um clique no áudio e entenda como funciona cada tipo de golpe citado pelo analista de sistema, Clayton Cirqueira, e saiba como se proteger. Bem como, como empresas podem se resguardar de golpes do PIX e outras informações acerca do tema.

 

Assista no link do Facebook, clique aqui

 

Edição: Dani Rodrigues e Neide Lu (MTBE 6466), Portal Fala Você Notícias

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia