Guanambi: Lar dos Velhinhos passa por intervenção do MPBA

30 de agosto de 2019

Neide Lu, Tatyane Caires e João Teles (Foto: Willian Silva)

Essa intervenção, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), é por um prazo de seis meses.

Em entrevista concedida a rádio 106 FM nesta quinta (29), no programa Fala Você Notícias com Neide Lu, o pároco da matriz de Santo Antônio de Guanambi, padre João de Sá Teles, acompanhado da promotora do Ministério Público da Bahia (MPBA), Tatyane Miranda Caires de Mansine, falaram sobre a intervenção emergencial realizada na Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos de Guanambi.

Durante a entrevista, que contou com a participação dos ouvintes da emissora, a doutora Tatyane falou da preocupação do MPBA diante das denúncias que chegavam em sua promotoria, a respeito de como os idosos eram tratados, bem como da estrutura física e de acolhimento estavam em situação insalubre.

Durante seis anos, conforme Caires, foram feitas diversas visitas e ficou constatado que as denúncias procediam. Outras denúncias graves também apontavam a retenção de cartões e proventos das aposentadorias dos idosos, bem como estes recursos não eram utilizados no cuidado com os internos, que viviam em situação lastimável.

A Promotora disse que, por se tratar de uma associação, “os associados se afastaram totalmente, dada a situação vivida pelo lar dos idosos”. Diante disso, segundo a promotora pública, foi decretado a intervenção emergencial para que todas as providências fossem tomadas.

Doutora Tatiane ainda disse que houve um clamor popular para que o padre João pudesse agir como interventor. Essa intervenção, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), é por um prazo de seis meses, renovável por igual período, caso haja a necessidade.

Em sua fala, Sá Teles disse que assumiu porque também chegou a ele essa insatisfação por parte da comunidade guanambiense que pediu que ele estivesse a frente de algo que ele já conhecia a realidade.

O padre já realiza missas no Abrigo e viu de perto a situação vivida por aqueles que muito contribuíram durante a sua vida.

Padre João ainda explicou que montou uma equipe para que pudesse começar um trabalho de reestruturação, tanto administrativa como de cuidado com os idosos. Padre João, que não citou nomes, mas explanou sobre como seria formada essa equipe.

O pároco ainda disse que, em menos de 15 dias de sua intervenção, o Lar dos Idosos vem recebendo inúmeras doações. “ A nossa dispensa está repleta de alimentos”, exclamou o padre. “Quero agradecer a todos que estão contribuindo. A secretaria da paróquia vem recebendo inúmeras doações, bem como ligações de pessoas dispostas a contribuir, seja com doações, seja com o seu trabalho”.

João ainda explicou como seria o novo formato da administração do Abrigo. A diretoria é composta por um Interventor, que da mesma forma é o presidente da associação, coordenador, secretário e tesoureiro. Equipe de assistência social: Médicos (4); contabilistas (2); além dos serviços de limpeza, cozinheiro, nutricionista, psicólogos e engenheiros. No tocante aos psicólogos, padre João informa que estes profissionais trabalharão a questão da dimensão humana, ou seja a forma de lidar entre o funcionário e o idoso, com atendimento mais humanizado.

Padre João lembrou que todos estes profissionais atuarão de forma voluntária, sem nenhum tipo de pagamento. Por fim, o sacerdote agradeceu a confiança depositada nele. Por Willian Silva / Portal Fala Você

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia