Nilo Coelho: Personalidade na história centenária de Guanambi

12 de novembro de 2023

Ele inicia a conversa com um fato marcante e traumático da sua vida.

Visionário em administrar e dotado de uma rede de contatos muito grande no cenário político, segundo ele “uma habilidade herdada dos seus antecessores, Nilo Coelho construiu sua história política com um olhar sensível para o desenvolvimento de Guanambi. 

Ao longo dos anos ao pronunciar “Minha querida Guanambi”, Nilo Coelho externa sua paixão e grande amor por sua terra natal. Força que o movimenta diariamente a permanecer na política para realizar por sua cidade.

Nascido em Guanambi no 1º de abril de 1943, filho do advogado e político Gercino Coelho e de Eunice Morais Coelho, Nilo Coelho inicia a conversa com um fato marcante e traumático, a perda do seu pai quando tinha sete (7) anos de idade, em acidente aéreo quando estava fazendo campanha política. Nesta época já estudava em Salvador-BA.

Em 1962 com a perda do seu avó, achou que devia trabalhar, voltou para Guanambi e, aos 19 anos começou a comercializar algodão, peles de caprinos e ovinos, couro de boi. Posteriormente, tornou-se um dos maiores criadores de gado, produtor de café e cacau.

Guanambi era pouco desenvolvida e ao retornar para cidade natal, Nilo percebeu que precisava lutar por abastecimento de água e energia. Aproveitou o momento da inauguração da barragem de Ceraíma em 1966, para se aproximar do Ministro da Viação e Obras Públicas, o Marechal Juarez Távora, do governo Castelo Branco. Nilo se dirigiu ao ministro com  as seguintes palavras: “Essa barragem estará concluída quando chegar água em Guanambi, e o Ministro respondeu que não se preocupasse, porque tinha um resto de recurso e iria fazer o encanamento para Guanambi, e fez, que por muito tempo ficou jorrando água pelo cano em frente AABB (localização atual). Nos fins de tarde os jovens, inclusive eu, nos reuníamos para tomar banho”. 

Querendo o melhor para a cidade, na época em que não funcionava o abastecimento de energia que foi implantado por seu pai, quando Deputado Estadual em 1940, Nilo Coelho resolve aproveitar as articulações na região voltadas para puxar energia elétrica que vinha de Bom Jesus da Lapa-Ba com extensão a Igaporã e que estavam se mobilizando para levar a energia até Caetité. 

Nilo Coelho se inseriu na política em 1974 para apoiar um candidato a deputado Estadual na região, devido a sua popularidade com os comerciantes. 

Em 1976, por ser comerciante influente, passa a apoiar José Neves Teixeira popularmente conhecido como Binha Teixeira, na candidatura a prefeito de Guanambi, que foi eleito por seis anos. 

Em 1982, segundo Nilo Coelho, sentiu a necessidade em fazer mais por Guanambi, além de cuidar dos seus negócios. Foi eleito prefeito de Guanambi por seis anos, vencendo Dr. José Humberto Nunes, mas interrompeu seu mandato para concorrer a vice-governador na chapa de Waldir Pires, em 1986, faltando dois anos para concluir seu mandato. Foram eleitos na disputa contra o candidato Josaphat Marinho em 1986. 

Em 1983, devido sua influência e força de trabalho foi eleito por aclamação dos prefeitos da região como presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e ganha força no cenário estadual. 

Durante a sua primeira gestão foi possível implantar o Centro Administrativo da Prefeitura, planejar a construção da alameda do judiciário, que atualmente está concluída através de outros mandatos. Fez a Av. Santos Dumont com pista dupla, em parceria com o Governo do Estado, se tornando a maior Avenida de Guanambi.  

Em 1998, candidatou-se a deputado federal pelo estado da Bahia na legenda do PSDB e foi eleito. Assumindo o mandato em fevereiro de 1999, foi membro titular das comissões de Agricultura e Política Rural, de Direitos Humanos, e de Finanças e Tributação. 

Em 2002, buscou se reeleger na legenda do PSDB, mas obteve uma suplência. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 2003.

Nas eleições municipais de 2004, elegeu-se pela segunda vez prefeito de Guanambi, na legenda do PSDB. Em 2006 filiou-se ao Partido Progressista (PP), e nessa legenda se reelegeu prefeito em 2008.

Em 02 de agosto de 2019, Nilo pode ver a revitalização e modernização do perímetro irrigado de Ceraíma, que era um dos seus grandes sonhos que foi realizado junto ao Deputado Federal Arthur Maia e o Governo Federal Bolsonaro, pelos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto,. “A minha felicidade foi tamanha no dia inauguração da revitalização de Ceraíma em ver o retorno da produção  de alimentos para a região como era antes”, revela.

Ao ser questionado se conseguia ver-se como homem que ajudou na prosperidade da cidade, disse que não, “não, tenho vaidade pelo que fiz por Guanambi, amo esta terra”.  

* A entrevista foi concedida a reportagem do Fala Você Notícias no dia 15 de agosto de 2019, em sua residência, no centro de Guanambi.  

No ano seguinte, 2020, aos 77 anos, Nilo Coelho (DEM) reuniu o maior número de lideranças políticas da cidade para apoiar a sua chapa, formada pelos partidos PP, REPUBLICANOS, PDT, PSL, DEM e PSDB, formando a coligação “O Trabalho É a Nossa Marca”, no intuito de transformar Guanambi num canteiro de obras e alinhar a economia ao Brasil.   

Junto ao vice Arnaldo Azevedo, escolhido pela popularidade nas pesquisas de um trabalho realizado como legislador, disputaram as eleições com Jairo Magalhães (PSD) e Hugo Costa e Valda do PT (PT) e Dr. Edson Luis Luia (PSB). Ele teve 59,07% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Jairo Magalhães, que ficou em segundo lugar com 38,22%. 

Nilo Coelho teve 29.180 votos no total e Jairo Magalhães (PSD), que ficou em segundo lugar com 38,22% (18.878 votos).

Em 10 de novembro de 2023, faltando apenas um ano e 40 dias para terminar o quarto mandato, Nilo Coelho, renuncia por problemas particulares e o seu vice Arnaldo Azevedo assume a prefeitura de Guanambi.

Edição: Neide Lu (MTBE 6466), Portal Fala Você Notícias. 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Últimas notícias

Entre em contato conosco 😊

Email: [email protected]
Telefones: 77 99804-6819
Travessa Cincinato Fernandes 265
Centro, Guanambi - Bahia