Eleições 2020: Coligação a Força do Povo do PT-PSB emite nota pública após juiz eleitoral de Guanambi indeferir à candidatura de Valda Acs

22 de outubro de 2020

A Justiça Eleitoral de Guanambi através do Juiz Ronaldo Alves Neves Filho, 64ª Zona de Guanambi, ontem, 21, indeferiu o pedido de registro de candidatura da candidata do PT, Marivalda Santos Pereira de Araújo (Valda ACS), para concorrer ao cargo de Prefeita pelo  PT-PSB, A FORÇA DO POVO!

De acordo a sentença, o juiz ao verificar as condições da documentação para registro constou ausência de quitação eleitoral por não prestação de contas eleitorais em 2018.

A coligação A força do Povo, nesta quinta, 22, a tarde, emitiu nota pública para à população reafirmando o espírito de luta da candidata e dizendo que confia na decisão da justiça em considerar que a ‘Justiça Eleitoral de Salvador declarou a regularidade da prestação de contas da candidata Valda do PT no ano de 2018, por conceder o diploma de suplente de deputada como todos sabem’.

Esclarece a nota que ‘a decisão da justiça de Guanambi está baseada em fatos relacionados à negligência de prazo do partido PPL (já extinto) e não de nossa candidata’, cabendo ao Partido PPL responder e não Valda, como entendeu a justiça de Guanambi, divergindo da interpretação do Ministério Público Eleitoral, o que faz da decisão ser considerada perseguição política.  Veja a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA DA COLIGAÇÃO A FORÇA DO POVO!

A coligação a Força do Povo, vem a público reafirmar o espírito de luta e superação da nossa próxima prefeita de Guanambi, que mais uma vez derrotará as forças do poder econômico e político dos coronéis dessa terra.

Antes de tudo, reafirmamos a nossa confiança na Justiça e dela esperamos a resposta rápida e coerente com o Estado de Democrático de Direito, pois a própria Justiça Eleitoral de Salvador declarou a regularidade da prestação de contas de nossa candidata a prefeita Valda do PT ainda no ano de 2018, concedendo a mesma o diploma de suplente de deputada como todos sabem.

A decisão da Justiça de Guanambi está baseada em fatos relacionados à negligência de prazo do Partido PPL (já Extinto) e não de nossa Candidata, dos quais o PPL deveria responder e não Valda do PT, como entendeu a Justiça de Guanambi, divergindo inclusive da interpretação do Ministério Público Eleitoral, o que faz da decisão ora recorrida um instrumento de perseguição política e uma flagrante tentativa de retirar a única alternativa popular das eleições de 2020.

Ressaltamos que o Ministério Público já se manifestou e entendeu que temos razão, e estamos confiantes de que o Juiz Eleitoral acatará os nossos argumentos em sede de recurso.

Povo de Guanambi, Valda do PT usará dos meios legais para mais uma vez resistir e continuar firme na campanha vitoriosa do 13, coligação PT/PSB – A força do Povo!, e agora com mais vontade ainda de provar com o VOTO no 13 dia 15 de novembro que o povo humilde pode vencer os grandes coronéis dessa terra!

Não irão nos calar! Não irão tirar do nosso povo a esperança de dias melhores!

Muito obrigada a todos e todas.

COLIGAÇÃO PT/PSB A FORÇA DO POVO!

Parecer do Ministério Público de Guanambi favorável a candidatura de Valda do PT :

Por Neide Lu – Portal Fala Você Notícias